quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Jesus vence a inimizade com o Amor!




Há dias aprendi que tenho inimigos e que sou inimiga de muitos. Inimigo, no entender bíblico, é também aquele que te contraria, que se opõe  àquilo que tu pensas e queres, então consideras teu inimigo e vice-versa.
E esta inimizade existe de facto, no ciclo familiar, religioso, social e político.
A Bíblia dá muitos exemplos de situações de litígio, nomeadamente: entre irmãos com Caim-Abel, José-irmãos, a mulher de Abraão e a criada, os amigos Saul-David; eles guerrearam, se odiaram e até mataram. Tudo por inveja, orgulho, sede de protagonismo e ambição.
Apesar do Povo de Deus ter recebido os Mandamentos no Sinai e Deus ter feito com eles uma Aliança de Amor, os homens teimam em continuar na infidelidade.

Por isso Deus Pai enviou ao mundo Cristo, Senhor e Rei do universo, para reunir todos os dispersos e vencer a inimizade! Como? Com o Amor! Jesus diz-nos hoje: “Amai os vossos inimigos”.
Jesus também teve inimigos que o maltrataram e mataram, mas Ele na Cruz perdoou-lhes - eu e tu, temos que fazer o mesmo!

Mas quem é o meu inimigo?
Os meus catequistas explicaram-nos que, por exemplo, quando eu me irrito com o marido porque ele não faz o que eu penso e quero gerando-se conflito, considero-o meu inimigo. Por isso que há tanto divórcio e guerra! O mesmo acontece com filhos e pessoas que vivem connosco... Isto é certo, sim!

Mas, pertencendo eu ao redil do Senhor, tenho que dar “sinais de fé” para aqueles que andam afastados. Esses sinais são o amor na dimensão da Cruz e a unidade entre os irmãos – “Amai-vos como eu vos amei” . Muito difícil, eu sei. Mas temos a comunidade e a assistência, proteção do Espírito Santo, a Sua força e a esperança na Vida Eterna.

Começando a preparar o meu / o teu coração para o nascimento do Menino, peçamos ao Senhor que dê força ao nosso marido/mulher, filho, pais... para aturar as nossas fraquezas e pecados.


QUE O SENHOR TENHA COMPAIXÃO DE NÓS



Sem comentários: