terça-feira, 20 de novembro de 2012

Arquidiocese de Évora tem novo seminário




Formar para a nova evangelização


Diocese alentejana abriu um seminário «Redemptoris Mater», do Caminho Neo-Catecumenal, que vai formar seminaristas para cooperarem na evangelização de locais onde há escassez de clero


José Alves, arcebispo de Évora, erigiu o Seminário Diocesano Missionário ‘Redemptoris Mater’ - Nossa Senhora de Fátima, um espaço formativo do Caminho Neo-Catecumenal, uma realidade eclesial da nova evangelização presente nas paróquias com o objetivo de recuperar a fé das pessoas. Especialmente concebido para a formação de presbíteros, o novo seminário tem como reitor José Gomes Sousa, sacerdote do Caminho Neo-Catecumenal, natural do Brasil, há 12 anos em missão em Portugal.

O novo seminário tem atualmente quatro alunos: um português, outro espanhol e dois seminaristas italianos. Em janeiro vão juntar-se ao grupo mais dois jovens brasileiros. «Este ano será sobretudo de adaptação e de formação deste pequeno núcleo. À medida que esta adaptação acontece, como é normal, poderão dar mais de si à vida pastoral da diocese», explica o reitor citado pelo semanário 'A Defesa'. Através de um decreto assinado a 13 de outubro, José Alves, arcebispo de Évora, erigiu o novo seminário, de personalidade jurídica própria.

«Querendo intensificar o processo da nova evangelização na arquidiocese e pensando na possibilidade de ajudar outras igrejas particulares, decidi iniciar a formação dos candidatos ao ministério presbiteral, segundo o modelo do Caminho Neo-Catecumenal, reconhecido por João Paulo II como ‘itinerário de formação válido para a sociedade e para os tempos de hoje’ e cujo Estatuto foi aprovado definitivamente pela Sé Apostólica», explica o prelado no decreto onde reconhece que «a experiência dos seminários ‘Redemptoris Mater’ tem sido bem-sucedida e que o seu número atinge perto de uma centena». Em todo o mundo o Caminho Neo-Catecumenal conta com 95 seminários, distribuídos por todos os continentes, que já formaram mais de 2000 sacerdotes.


Texto Juliana Batista | 14/11/2012 | 17:09

Sem comentários: