sábado, 6 de setembro de 2008

FAMÍLIAS AD GENTES













segundo Kiko ArgüelloPais com filhos trasladam-se ali onde não há presença da Igreja – ad gentes

ROMA, sexta-feira, 13 de Janeiro de 2006 (ZENIT.org).- Depois que essa quinta-feira Bento XVI enviou como missionárias pelo mundo mais de duzentas famílias de comunidades do Caminho Neocatecumenal, seu iniciador revela que algumas delas irão a lugares onde a Igreja não está presente, como por exemplo alguns locais da China.

Kiko Argüello, em uma ampla entrevista a agência Veritas, explica os motivos que levam pais com filhos -com frequência numerosos - a deixar sua casa, seu trabalho e seu país para serem enviados a terras distantes a anunciar Cristo.

«Existe uma necessidade muito grande de ir aos países onde não há presença da Igreja, onde não há presença de Cristo. Porque os homens têm necessidade de saber também que se pode amar para além da morte», assegura Kiko. Por isso, declara, «enviamos um sacerdote por cada três famílias com todos seus filhos, para que eles criem comunidades a partir do núcleo familiar».

«Neste envio, famílias são enviadas a zonas onde a situação é de paganismo total. É uma missão ao estilo “Ad gentes” mais puro», segue ilustrando. «Algumas famílias se dirigem a cidades do antigo regime comunista onde não existem ainda as paróquias, a cidades europeias onde se vivem situações extremas de degradação, onde não chega a Palavra de Deus», revela. «Também enviamos famílias a lugares da China, por isso não podem dizer seu destino -declara-. Mas também a muitos países, sobretudo na América Latina, onde as seitas estão fazendo estragos».

«Mandamos nossas famílias a estes países pagãos. E ali irão formando novas catequeses como puderem, seguramente que ao princípio indo casa por casa convidando a conhecer o Evangelho e a Cristo, com sua presença, na convivência com vizinhos, companheiros de trabalho, amigos», indica. “Vão aonde as pessoas não estão baptizadas, sem paróquias, vai se fazer missão aos gentis, como os apóstolos».


ZP06011307
...................
Nota: A foto testemunha uma cerimónia, presidida pelo Santo Padre João Paulo II, de envio de famílias ad gentes.

Sem comentários: