domingo, 28 de setembro de 2008

HOJE É DIA DO SENHOR


XXVI DOMINGO DO TEMPO COMUM – ANO “A”

O Sim

Diante da Palavra de Deus, podemos dizer SIM, assumindo um compromisso coerente ou evitando qualquer compromisso.

Na 1ª Leitura, Ezequiel convida os israelitas exilados na Babilônia a viverem com coerência o seu Sim ao Senhor e à Aliança. (Ez 18,25-28)

Na 2ª Leitura, São Paulo apresenta o exemplo de Jesus: despoja-se da condição divina, assume a condição humana e diz "SIM" ao Pai até a morte de Cruz. (Fl 2,1-11)

O Evangelho fala de dois tipos de SIM. (Mt 21,28-32)

Continuamos a refletir sobre a Igreja, "Vinha do Senhor". Vimos já que todos somos chamados a trabalhar na vinha do Senhor... Hoje veremos qual pode ser a nossa resposta a esse chamado...

Com a Parábola, Jesus ilustra duas atitudes diversas:
Ao Pai que convida os dois filhos a trabalharem na Vinha, o primeiro nega-se no começo, mas depois acaba indo... o segundo responde Sim, mas depois não vai.
E a parábola questiona: "Qual dos dois fez a vontade do Pai?"
A resposta é clara: Não quem DISSE "Sim", mas quem FEZ a vontade do Pai.

* A Parábola tinha endereço certo:
Os dois filhos representam dois grupos do tempo de Jesus:
Os "pecadores inveterados" e os "justos estabelecidos".

- Os judeus eram os "justos estabelecidos", fiéis praticantes da Lei, que há séculos tinham dito o seu SIM a Deus pela Aliança, e agora rejeitavam o Cristo, enviado de Deus e ficavam fora do Reino...O modo como viviam o seu "Sim" à Lei os levou a dizer "Não" ao Evangelho.

- Os "pecadores inveterados" eram os cobradores de impostos e as prostitutas,
que por muito tempo disseram NÃO à vontade de Deus expressa na lei, mas agora acabavam dizendo seu "SIM" ao apelo de Jesus e entravam no Reino, seguindo a proposta de Jesus.

É interessante notar que essa parábola só foi narrada por São Mateus,um cobrador de impostos, antes considerado um pecador público e agora um discípulo ardoroso de Cristo.

+ O que a PARÁBOLA nos diz HOJE?

Também em nossos dias, Deus continua tendo dois filhos:
- Alguns, no Batismo, dizem "Sim", mas depois, na vida concreta, transformam o "Sim" em muitos "Não".
- Outros nunca disseram um "Sim" explícito para Deus, mas, na prática de cada dia, amam o irmão, se sacrificam pelos outros, executam muitas obras de caridade.
Estes, ainda que não batizados, são verdadeiros Filhos de Deus...
"Nisto conhecerão que sois meus discípulos,
se vos amardes uns aos outros como eu vos amei..."

- Hoje muitos, que se dizem católicos, afirmam: Cristo SIM, Igreja NÃO.
Não é possível ser cristão, prescindindo da Igreja.Somos cristãos pela graça de Deus e essa graça nós a recebemos na Igreja,Fundada por Jesus,, como sacramento universal de salvação,como fonte e sinal do favor de Deusa humanidade como povo eleito, organizado e unido na comunhão da caridade Sob a animação pastoral dos apóstolos e dos sucessores (LG 22,1)

* É inútil ter dito "Sim" para Deus no dia do Batismo, se em seguida, durante a vida vão sendo revogadas as promessas. A Vida inteira deve ser um "Sim" permanente ao Senhor.

- A que grupo pertencemos?
Ao primeiro, ao segundo? Ou um pouco de cada? Ou seria melhor que fôssemos como o terceiro filho, do qual a parábola não fala: aquele que diz "Sim" e vai mesmo!
Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa - 28.09.2008

Sem comentários: