quinta-feira, 25 de setembro de 2008

A IGREJA EM MACAU


Bispos Lusófonos reunidos em Macau



III Encontro das Igrejas Lusófonas debate responsabilidade social das comunidades cristãs em tempo de globalização


A Diocese de Macau acolhe de 24 a 28 de Setembro o VIII Encontro das Presidências das Conferências Episcopais e bispos residentes dos países de língua oficial portuguesa.

Treze bispos e cinco padres, provenientes de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste e Macau, reúnem-se no Centro Diocesano das Convenções, em Coloane, sob o tema genérico «Responsabilidades Sociais dos Cristãos em Época de Globalização».

A Diocese de Macau, co-organizadora do evento, espera que este seja, acima de tudo, uma ponte para o conhecimento e ajuda mútua entre as diferentes Igrejas presentes.

Em declarações ao O CLARIM (Semanário Católico de Macau), o coordenador local do Encontro, Pe. Luís Xavier, afirmou que a Diocese pretende «relembrar o papel evangelizador de Portugal no Oriente, com destaque para a contribuição do Bispado de Macau. Em comparação com outros Encontros, a novidade deste ano é a possibilidade dos bispos e padres convidados reforçarem a sua percepção sobre a Igreja na China».

Assim, amanhã D. José Lai apresentará o tema “A Igreja Católica na China”, D. Jorge Ortiga e D. Carlos Azevedo da Conferência Episcopal Portuguesa prosseguem com o tema “Solidariedade na globalização” tendo em conta a “responsabilidade social dos cristãos em época de globalização”.

No seguimento das anteriores edições destes Encontros, procuram-se reforçar os laços de cooperação e fraternidade entre as Igrejas lusófonas. D. José Lai, em afirmações ao O CLARIM, disse esperar que «este seja um encontro marcado pela compreensão entre as Igrejas lusófonas. Hoje não há apenas portugueses a viver em Macau. Também temos outros católicos que falam português, como brasileiros e cabo-verdianos.»
A mesma opinião é partilhada pelo Pe. Luis Xavier ao Semanário Católico de Macau: «É importante fomentar a inter-ajuda institucional e voluntária. Esta também a razão do envolvimento da Fundação Evangelização e Culturas nestes encontros», afirma o Vigário Episcopal responsável pela pastoral da comunidade de língua portuguesa em Macau.

A Fundação Evangelização e Culturas (FEC), instituída pela CEP e pelos Institutos Religiosos de Portugal, assume-se como a plataforma da Igreja Portuguesa para o relacionamento com as Igrejas Lusófonas e pretende desempenha um papel importante na dinamização e sensibilização da sociedade portuguesa para o desafio da cooperação e do desenvolvimento dos países lusófonos.

Neste sentido, o programa do VIII Encontro das Igrejas Lusófonas prevê lugar para partilhar a realidade que actualmente se vive em cada uma das Igrejas, bem como reflectir sobre o papel e a acção desta Plataforma das Igrejas Lusófonas, procurando identificar necessidades e expectativas comuns e formas cada vez mais eficazes de cooperação e parceria, nomeadamente através da gestão do Fundo de Solidariedade da CEP.

Estão ainda previstos encontros com a Secretária para a Administração e Justiça em representação do Chefe do Executivo local, com o Cônsul Geral de Portugal em Macau, bem como um tempo de visita ao outro lado das Portas do Cerco.

No Domingo, último dia do Encontro, os treze bispos irão participar numa concelebração eucarística na Sé Catedral e D. José Lai oferece um jantar a todos os bispos e padres das Igrejas Lusófonas, no qual estarão presentes representantes do clero e das comunidades religiosas estabelecidas em Macau.


FEC/ Departamento de Plataformas e Comunicação

Sem comentários: