quinta-feira, 18 de setembro de 2008

A VIOLÊNCIA NA ÍNDIA CONTINUA A FAZER MÁRTIRES

Estende-se violência contra cristãos na Índia

Várias igrejas atacadas no domingo passado

Por Inma Álvarez

NOVA DELI, quarta-feira, 17 de setembro de 2008 (ZENIT.org).- Longe de diminuir, os atos de violência contra os cristãos se estenderam a outros estados da Índia, segundo informa a Conferência Episcopal Católica da Índia (CBCI).

No domingo passado, várias igrejas e centros de culto cristão foram atacados em Mangalore, Udupi e Belthangady (Karnataka), supostamente por ativistas do Bajrang Dal. Na capela católica de Milagres, um crucifixo e uma imagem de São José foram despedaçados.

No total, 13 centros foram atacados, 4 deles católicos, e vários fiéis, entre eles mulheres e crianças, foram golpeados pelos assaltantes. Nesta ocasião, o principal alvo eram as igrejas pentecostais, a quem o Bajrang Dal acusa de promover as conversões.

Trata-se dos ataques mais graves registrados nos últimos dias após a tragédia de Orissa. Sete pessoas, inclusive dois pastores protestantes e uma monja católica, ficaram feridos.

Poucas horas depois de tomar conhecimento dos ataques, milhares de cristãos se manifestaram em Mangalore, cercando várias estradas, inclusive a rodovia 17, sendo brutalmente reprimidos pela polícia.

Em Madhya Pradesh, a igreja Msihi Mandir, pertencente à Igreja do Norte da Índia (protestante) foi atacada e queimada no sábado passado.

Também no vizinho estado de Kerala, no distrito de Kasargode, registrou-se um assalto contra um asilo católico durante a noite de 14 a 15 de Setembro.

Por outro lado, no epicentro da violência, o estado de Orissa, os ataques continuam. O reverendo Patnayak, do Orissa Missionary Movement, denunciou que na noite do sábado várias igrejas foram queimadas em Anchhla, Borigumma e Koraput.

Os bispos católicos condenaram os ataques em Karnataka, em uma nota emitida pela CBCI e assinada pelo porta-voz, Babu Joseph, e pedem às autoridades que façam o possível por deter a violência.
«As acusações infundadas de conversões fraudulentas se devem aos interesses de grupos empenhados em polarizar a sociedade segundo suas crenças religiosas. Nós, como cidadãos responsáveis da Índia, não sucumbiremos a estas táticas que buscam a divisão», acrescentam os bispos.

Por outro lado, o arcebispo de Bangalore, Dom Bernard Moraes, em sua nota de condenação dos ataques, fez um apelo à unidade dos cristãos neste momento.
«Chegou o momento dos cristãos se unirem e crescerem em força», afirmou.

Sem comentários: