domingo, 14 de setembro de 2008

HOJE É DIA DO SENHOR





Exaltação da Cruz


"A Liturgia nos convida hoje a contemplar a Cruz de Jesus, na Festa da EXALTAÇÃO DA SANTA CRUZ.

O que se exalta na cruz não é a dor, mas a salvação, que ela trouxe. Assim a cruz não é símbolo de morte, mas símbolo de nossa redenção, símbolo de nossa fé cristã. É a expressão suprema do amor de Deus por nós.

As Leituras de hoje são um convite a contemplar esse Deus crucificado e a deixar-se envolver numa resposta de amor.…

A 1ª Leitura introduz o tema com o episódio da SERPENTE DE BRONZE levantada por Moisés no deserto. (Nm 21,4b-9)

- O Povo, em marcha pelo deserto, cansado da longa marcha e enfastiado com um alimento sempre igual (o maná), expressa o seu desagrado contra Deus e contra Moisés. Deus castiga os revoltosos com serpentes venenosas. Arrependidos, os israelitas pedem perdão. Então, Deus manda Moisés construir uma serpente de bronze e colocá-la num poste. Os que dirigiam o olhar para ela ficavam salvos.

* Deus usa o mesmo instrumento que causa morte para salvar a vida do Povo. Essa serpente é figura da CRUZ, em que CRISTO foi levantado para dar vida a todos.

A 2ª leitura, é um Hino cristológico, que narra a história de Jesus. Jesus, Filho de Deus, despojou-se da grandeza divina e assumiu a condição humana:
"Esvaziou-se, humilhou-se, se fez obediente até a morte de CRUZ. Mas Deus o exaltou... tornando-o 'Senhor' do universo." (Fl 2,6-11)

* Exaltado na Cruz, Jesus é proclamado como o Senhor glorioso.

O Evangelho apresenta Jesus, exaltado na Cruz, como fonte de vida e salvação para a humanidade. (Jo 3,13-17)

Cristo interpreta o episódio da serpente de bronze. Como a serpente erguida por Moisés no deserto, foi sinal de salvação, assim Cristo levantado na cruz será Sinal de salvação a todos os que nele crerem.

+ E para nós, o que significa a Cruz ?

- Um amuleto para dar sorte ou afastar desgraças? Uma jóia que carregamos ao pescoço? Um enfeite que penduramos na parede fria de nossas casas? Um monumento em lugar turístico?
No silêncio do nosso coração vamos responder, verdadeiramente!

- A Cruz é um Sinal: o ponto de referência dos que têm fé e vêem nela a proposta de vida, feita por Cristo ressuscitado.
Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa - 14.09.2008

Sem comentários: