sábado, 28 de fevereiro de 2009

ANÚNCIO DA QUARESMA 2009



CAMINHO NEOCATECUMENAL




Ocorreu ontem, dia 27 de Fevereiro, nas dependências do Salão Paroquial das Lajes, o Anúncio da Quaresma 2009, destinado às duas Comunidades Neocatecumenais da Ilha Terceira.

O Evangelho do 1º domingo da Quaresma, que narra a Tentação de Jesus no deserto foi, o tema a partir do qual o Catequista Lourenço Tourais desenvolveu toda a Catequese.

Tocou-me muito, porque o nosso Catequista relacionou as tenções de Jesus no deserto, com do Povo de Israel no deserto a caminho da Terra Prometida e com as minhas e as tuas tentações do dia-a-dia. É pena eu não estar à altura de ser capaz de partilhar contigo todo o conhecimento transmitido, pelo que, desde já te peço desculpa.


Na 1ª tentação, Jesus teve fome. Mas, nem só de pão vive o homem...Tal como o Povo Hebreu, também eu/nós murmuramos contra Deus porque não aceitamos que Deus conduza a nossa história. Sempre que temos “fome”, murmuramos e barafustamos porque Deus não nos dá de imediato aquilo que queremos.
Mesmo assim, Deus ama-nos e vem ao nosso encontro dizendo: “Shemá, Israel: amarás o Senhor teu Deus com todo o teu coração , com toda a tua alma e com toda a tua força” (Dt 6, 4), porque só assim seremos felizes e teremos vida eterna.
Como nenhum de nós consegue cumprir o Shemá, Deus tinha que enviar-nos o Seu Filho para o fazer; e fê-lo na Cruz, amando a Deus sobre todas as coisas.
As tentações de Jesus são as minhas / as nossas e as do Povo Hebreu. O demónio interpela-nos constantemente: por que tens de sofrer ?

Cristo venceu. Eu/nós Nele, estamos a ser chamados a vencer!

Na 2ª tentação: “Amar a Deus com toda a tua alma”. Então deixa que Deus faça a tua história. Mas eu não deixo: “deita-te do pináculo abaixo”; forço Deus, exijo, faço chantagem. Acho que Deus faz mal a minha história e então quero ser eu o meu próprio deus. Deus não existe!
Por isso Jesus deixou-se crucificar e coroar de espinhos “Não tentarás ao Senhor teu Deus.” Fez isto para eu/nós sermos felizes.

Na 3ª tentação: “ Tudo isto te darei, se, prostrado, me adorares”. É a tentação que teve o Povo de Israel e que continuamos a ter, a do dinheiro: tentação dos ídolos, da segurança.


A Quaresma é um caminho para a Páscoa; é um caminho para alcançarmos a vida eterna. Por isso a Igreja ajuda-nos com três respostas a ultrapassar as tentações.

• Para a 1ª tentação, a Igreja responde com Jejum. Que jejum? O do “pão”, naturalmente, mas também o jejum da murmuração, da telenovela, dos nossos pecados... Mas se “caíres”, não te preocupes, levanta-te logo. Lê livros de espiritualidade.
• Para a 2ª tentação, a Igreja responde com Oração: “Amar a Deus sobre todas as coisas”. Reza. Põe-te de joelhos para rezar, isto é um sinal de que estou a orar ao Senhor e a assumir que Ele é o meu Deus e que eu sou uma criatura: Pai, faça-se a Tua vontade na minha vida, para eu ser feliz.
• Para a 3ª tentação, a Igreja responde com Esmola. Cristo entregou-se TODO ao Pai. Dá-te a ti, também! Dá com generosidade o fruto do teu jejum. Luta contra os “ídolos”. Dá. Faz alguma coisa nesta Quaresma!

Shemá, Israel!

(Foi o meu apontamento)

Sem comentários: