segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

PELO MUNDO




LOS NUEVOS MISIONEROS

Luz Derqui

"CAMINEO.INFO / ABC.- Valencia/ESPAÑA.- Juan tiene nueve años, Jorge cinco, Victor dos y Francisco de Asís tan solo 9 meses. Posiblemente se encuentren entre los misioneros más jóvenes de la Iglesia.

El próximo jueves parten junto con sus padres, Javier y María José, hacia tierras desconocidas. Su destino será la ciudad de Kurume, en Japón, donde vivirán dando ejemplo de que «se puede ser feliz siendo una familia cristiana».

Hace dos años que esta familia valenciana se ofreció para ejercer como misionera. Conocen su destino en el país nipón desde hace un año y medio. Ha sido un tiempo necesario para madurar su decisión, tramitar los visados y deshacerse de sus pertenencias. «Hemos vendido la casa, los coches y los muebles y regalado el resto de cosas», según explica Javier, quien añade que llegan con un visado de misionero pero esperan, una vez instalados, encontrar trabajo. Se van sin fecha de vuelta, sin más planes que los de «dar testimonio de que Dios existe». Algo para lo que, aseguran, no se necesitan grandes instrumentos. «Igual que el fuego quema sin pretenderlo, porque está en su esencia, lo mismo es el ejemplo de vida cristiana».

Por eso no les preocupa no conocer el idioma, no tener todavía un trabajo, ni siquiera ir con niños pequeños. De momento sólo saben que tienen una casa, que les han buscado una familia española que vive en otra región de Japón. No se muestran preocupados, sino confiados, decididos y sorprendentemente felices y seguros del paso que van a dar."


.............


A VISITA DO PAPA AANGOLA


Luanda: Comissão organizadora da visita do Papa leiloou esculturas


"A comissão organizadora da visita do Papa a Angola arrecadou esta Quarta-feira, em Luanda, 23 mil dólares com o leilão de duas esculturas do artista Etona, durante um jantar com o objectivo de angariar fundos para ajudar a custear as despesas relativas à viagem de Bento XVI.

As esculturas “Oração” e “Ntoyo, foram arrecadadas por 15 mil e oito mil dólares, respectivamente.

De acordo com o porta-voz da comissão, Pe. Dionísio Hisiilenapo, o jantar serviu também para apresentar a imagem gráfica da visita de Bento XVI a Angola, que nos próximos dias será divulgada pelo país.

Estiveram presentes no jantar, sob responsabilidade da comissão organizadora do evento, empresários, fieis católicos e políticos, que quiseram contribuir para este fim.

O Pe. Hisiilenapo acrescentou que Angola foi o primeiro país da África subsaariana a ser evangelizado e o que nesta região possui o maior número de católicos."


Redacção/AngolaPress / Ag Ecclesia

...........


FUTURO SANTO PORTUGUÊS

"Guerreiro e Frei: de D. Nuno a Santo Condestável
Futuro Santo português granjeou admiração pela sua capacidade enquanto militar e pela sua humildade, após assumir a vida de Carmelita

Nuno Álvares Pereira, fundador da Casa de Bragança, nasceu em Cernache do Bonjardim em 24 de Julho de 1360. Filho de D. Álvaro Gonçalves Pereira, entrou aos 13 anos na corte de D. Fernando (rei de 1367 a 1383) como pajem da rainha D. Leonor de Teles. Destacando-se logo em jovem num ataque dos castelhanos a Lisboa, foi armado cavaleiro.

Em 1385, D. Nuno foi nomeado por D. João I como o Condestável do Reino. Conquistou o Minho para a causa e, depois da vitória de Trancoso em Maio ou Junho, cortou a arrojada avançada castelhana com a memorável Batalha de Aljubarrota, a 14 de Agosto de 1385.

Ao serviço do Reino de Portugal foi militar invencível na guerra da independência, tendo granjeado enorme admiração entre os seus contemporâneos. Já nos seus Lusíadas, Camões apresenta o herói de Aljubarrota como forte, feroz, leal, verdadeiro, grande, valoroso, entre outros adjectivos que ressaltam as suas qualidades físicas, morais e éticas.

Assegurado o Reino, Nuno Álvares começou a dedicar-se a outras obras. Mandou construir a Capela de São Jorge de Aljubarrota em Outubro de 1388 e o Convento do Carmo em Lisboa, terminado em Julho de 1389 e onde entraram em 1397 os Frades Carmelitas. Dedicou em Vila Viçosa uma capela à Virgem para a qual mandou vir de Inglaterra uma imagem de Nossa Senhora da Conceição, que 250 anos depois seria proclamada Rainha de Portugal.

A morte da filha, D. Beatriz, em 1414, cortou o último laço com o mundo e abriu o desejo da clausura. Ainda participou na expedição a Ceuta de 1415, primeiro passo da gesta ultramarina portuguesa, onde o seu valor ficou de novo marcado. Mas em breve olharia para outras fronteiras.

Em 1422, distribuiu os títulos e propriedades pelos netos, e a 15 de Agosto de 1423, festa da Assunção, aniversário do seu casamento e dia seguinte ao da Batalha de Aljubarrota, professou no Convento do Carmo.

Descalço, de hábito carmelita donato, túnica que descia aos calcanhares, com escapulário e samarra de estamenha, passou sete anos pelas ruas a pedir esmola para os pobres da capital, tendo dado a todos, durante a sua vida, um exemplo de oração, penitência, amor aos pobres e devoção a Nossa Senhora.

Frei Nuno de Santa Maria morreu na sua pobre cela, rodeado do Rei e dos Príncipes.

Foi beatificado pelo Papa Bento XV a 23 de Janeiro de 1918 e, até agora, a sua festa é liturgicamente assinalada a 6 de Novembro. No início do século passado, o Santo Condestável apresentava-se como um modelo de “santidade patriótica” num período particular conturbado das relações Igreja-Estado."


Fonte: João César das Neves, “Os Santos de Portugal”

Sem comentários: