sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

A IGREJA NOS AÇORES




Cansaço e desalento do clero preocupam bispo de Angra


O clero dos Açores está em formação permanente porque “a situação actual não é fácil, visto que há uma grande mudança na sociedade” – sublinhou à Agência ECCLESIA D. António Sousa Braga, bispo de Angra. A decorrer na cidade de Ponta Delgada (Ilha de S. Miguel), de 3 a 6 deste mês, o prelado de Angra realça que é “fundamental reconfigurar o ministério sacerdotal às circunstâncias actuais”.

Orientada pelo bispo auxiliar de Lisboa, D. Carlos Azevedo, esta acção de formação pretende ajudar o presbitério daquela diocese a responder às necessidades actuais. “Há um certo cansaço e desalento que notamos no clero” – frisa D. António Sousa Braga.

Actualmente, o número de padres é mais reduzido do que em épocas anteriores o que faz com que estes tenham mais paróquias a seu cargo. “As solicitações são iguais, mas temos também a necessidade de ir ao encontro daqueles que não vão à Igreja” – afirma o Bispo de Angra. E acrescenta: “corremos o risco de absorvermos todas as nossas energias só com aqueles que vêm”

A intervenção pastoral pede novos métodos. “Desafios grandes que procuramos equacionar” e “saber ler os sinais dos tempos”. Pedem-se novas modalidades de actuação. “Não podemos mudar o Evangelho, temos que mudar a nossa maneira de actuação” – salienta D. António Sousa Braga.

Na linha do II Concílio do Vaticano é “urgente envolver os leigos” e “procurar ter tempo disponível para outras tarefas”. E adianta: “o clero tem que estabelecer prioridades”. Ao analisar a vida eclesial na sua diocese, D. António Sousa Braga lamenta o “deficit de espiritualidade tanto nos padres (devido ao hiperactivismo) como leigos (devido ao excesso de religiosidade popular)”.

Em pleno ano Paulino, o Bispo de Angra realça que no encerramento das comemorações (Junho próximo) “faremos uma festa diocesana na paróquia de S. Paulo (S. Miguel)”


Nacional | Luís Filipe Santos| 05/02/2009 | Diocese de Angra


Sem comentários: