segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

PELO MUNDO

Capelania do Hospital de Faro anuncia a formação de corpo de voluntários


O capelão do Hospital de Faro anunciou que a Capelania irá formar um corpo de voluntários.

O diácono Rogério Egídio, que advertiu tratar-se de um “serviço próprio” para que não haja confusão com os voluntários dos serviços sociais, explicou a finalidade.

“A intenção é humanizar o mais possível esta relação entre Homem doente e a sua parte espiritual que, por vezes é um pouco esquecida pelos profissionais de saúde”, elucidou, considerando que “os profissionais da saúde não têm esse sentido da espiritualidade porque muitas das vezes não é possível, não há tempo”.

“O corpo de voluntários da Capelania vem precisamente ajudar a completar o Homem no seu todo. Completar a parte física com a parte espiritual”, complementou.

Este anúncio surge na sequência do alerta tornado público pela Capelania do Hospital de Faro, em finais do mês passado, para a necessidade de “aumentar o número de visitadores paroquiais e de cooperadores (devidamente formados) e formar equipas de trabalho, que auxiliem o capelão, na dinamização e execução das tarefas em cada uma das áreas de acção, havendo de entre esses quem assegure assistência espiritual e religiosa aos doentes não católicos (respeitando ecumenismo e o espírito inter-religioso)”.

O mesmo documento apontava ainda a necessidade de “continuar a aprofundar o contacto, entre o Hospital de Faro e as paróquias, para garantir o acompanhamento espiritual e religioso aos doentes, após o regresso a casa”.


(Ag Ecclesia- Diocese do Algarve)


.......................


SANTA SEDE : Benedicto XVI prepara su visita a Tierra Santa


(ZENIT.org).- "Benedicto XVI está preparando su visita a Tierra Santa, según confirmó él mismo ayer jueves al recibir a una delegación judía de los Estados Unidos.

Según fuentes de Jerusalén y Roma, la primera peregrinación de este pontificado, a Jordania, Israel y los Territorios Palestinos debería tener lugar en torno a la segunda semana del mes de mayo.

El pontífice confirmó sus intenciones, que algunas fuentes habían puesto en duda tras el estallido de la guerra en Gaza, al recibir en audiencia a los representantes de la Conferencia de los Presidentes de las Mayores Organizaciones Judías Estadounidenses."

..................

Primeiro-ministro de Israel confirma visita do Papa ao país


Rádio Vaticano


O primeiro-ministro de Israel, Ehud Olmert, confirmou neste domingo a visita do Papa Bento XVI em maio a Israel. "Em maio teremos uma visita importante, a do Papa Bento XVI", anunciou Olmert à imprensa antes da reunião do conselho de ministros israelense.

"O presidente Shimon Peres o acompanhará durante a estadia, que é organizada pelo gabinete do primeiro-ministro", acrescentou o premier, que deve deixar o poder em breve.

Na última quinta-feira, recebendo a delegação da Conferência dos presidentes das principais organizações judaicas norte-americanas o papa declarou que está preparando uma visita a Israel: "Uma terra sagrada para os cristãos, assim como para os judeus, pois lá se encontram as raízes da nossa fé".

Esta foi a primeira confirmação oficial por parte de Israel da visita do pontífice a Terra Santa. O antecessor de Bento XVI, Papa João Paulo II visitou Israel em 2000."




Sem comentários: