terça-feira, 19 de maio de 2009

MENSAGEM DO DIA



NÃO ESTAMOS SÓS!

JESUS PROMETE ENVIAR-NOS O ESPÍRITO SANTO


(Não estamos sós, apesar de termos sido abandonados pelos pais, ou irmãos, ou pelo marido, amigos...; temos Aquele que vela, guia e nos protege: JESUS CRISTO! Nunca desconfiemos do Seu Amor por cada um de nós! Ele ressuscitou! Está Vivo no meio de nós, através do Espírito Santo, da Palavra, da Eucaristia e dos irmãos. )


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João – 16, 5-11.

5 “Disse Jesus: Agora vou para aquele que me enviou, e ninguém de vós me pergunta: Para onde vais? 6 Mas porque vos falei assim, a tristeza encheu o vosso coração. 7 Entretanto, digo-vos a verdade: convém a vós que eu vá! Porque, se eu não for, o Paráclito não virá a vós; mas se eu for, vo-lo enviarei. 8 E, quando ele vier, convencerá o mundo a respeito do pecado, da justiça e do juízo.
9 Convencerá o mundo a respeito do pecado, que consiste em não crer em mim.
10 Ele o convencerá a respeito da justiça, porque eu me vou para junto do meu Pai e vós já não me vereis; 11 ele o convencerá a respeito do juízo, que consiste em que o príncipe deste mundo já está julgado e condenado.”


Palavra da Salvação.

.................


Comentário ao Evangelho

João é o único evangelista a referir-se ao Espírito Santo como o Paráclito (Parakletos), também traduzido por Defensor, Consolador, Advogado. Tendo já mencionado várias vezes o dom do Espírito Santo, agora Jesus retoma o anúncio de sua partida, detendo-se mais na missão do Espírito que será enviado. É bom que Jesus vá, porque o Defensor, o Espírito Santo, enviado aos discípulos unidos em comunidade, dará continuidade histórica ao ministério de Jesus, restaurador da vida. Agora, os próprios discípulos, unidos ao Espírito, são os protagonistas da missão libertadora e vivificante. O Espírito, que já estava presente em Jesus, é colocado em destaque a partir da ocultação do Jesus visível e sensível. O Espírito é uma presença tão forte entre nós como era a presença de Jesus no momento histórico de seu ministério. O Espírito Santo actualiza a presença dele na comunidade dos discípulos. A acção do Espírito é reconhecida, pela fé, em todo ato de amor que remove a injustiça, promove a vida e constrói a comunhão e a paz.

(O comentário litúrgico é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado neste Portal a cada mês)

(DomTotal)

Sem comentários: