quinta-feira, 28 de maio de 2009

Notas do meu retiro - Ermelindo Ávila




Crónicas do escritor, investigador e jornalista picoense

ERMELINDO ÁVILA

Genuíno Madruga

"Estava agendada para o próximo sábado a chegada, ao porto das Lajes do Pico, do intrépido navegador solitário GENUÍNO MADRUGA, célebre picoense e açoriano pelo seu feito histórico de haver dado, pela segunda vez, a volta ao mundo no pequeno iate “Hemingway”.

Genuíno Madruga partiu do porto das Lajes do Pico no sábado de Lourdes de 2007. Deu a volta ao Mundo, passando pelo cabo Horn, um feito que poucos tiveram a ousada coragem de realizar. Registe-se que foi ele o 1º português a passar do Oceano Atlântico para o Pacífico – Leste - Oeste . Uma proeza ímpar!

Contava aqui chegar no próximo sábado do Espírito Santo a 30 do corrente mês. Infelizmente, depois de sair do S. Luís do Maranhão no Brasil, rumo à Ilha do Pico, foi atingido por um violento temporal que lhe partiu o mastro e esfrangalhou a vela, provocando o atraso na viagem. Não se sabe, pois, quando chegará. Naturalmente com alguns dias de atraso.

De rija tempera, determinado e destemido, GENUÍNO MADRUGA é o representante altamente categorizado duma Família distinta da Ilha do Pico, que nunca soube voltar as costas a qualquer revés da vida!

Conheci os avós, os pais, os tios e primos. De alguns fui amigo sincero e leal. Uma amizade que ainda hoje perdura nos descendentes.

A Família Madruga, de São João do Pico, distinguiu-se sempre pela sua conduta irrepreensível, pela sua tenacidade e de uma maneira notável pelo saber estar na vida. Todos eles inteligentes, persistentes e mestres em todas as artes que entendiam cultivar, formavam um clã especial, admirado e respeitado, sem menosprezar ou afastar amizades, que sempre souberam manter com simpatia e admiração.

Genuíno Madruga está de volta. Espero que em poucos dias o seu “Hemingway” dê entrada no porto das Lajes do Pico, donde partiu há cerca de 22 meses.

Estou a vê-lo partir, velas enfunadas, rumo ao horizonte, onde se foi “escondendo” nas doiradas nuvens de um poente maravilhoso, outrora caminho certo da navegação que, da Europa, partia para as Américas.

Agora esperamo-lo com muito entusiasmo e alegria para lhe tributarmos a homenagem do nosso reconhecimento pelo feito heróico, semelhante àqueles que praticaram os portugueses de Quinhentos e que passaram ao esquecimento. Bem vindo!"


20-5-09
(Crónica lida no programa da RDP-Açores - Manhãs de Sábado)


Sem comentários: