domingo, 3 de maio de 2009

HOJE É DOMINGO DO BOM PASTOR





O 4º domingo de Páscoa

é conhecido como o Domingo do BOM PASTOR,
porque nele, Jesus é apresentado como o "Bom Pastor".

- No Antigo Testamento, essa imagem aparece com freqüência…
Grandes personagens foram pastores (Abel… Moisés… Davi…)
Num país árido, a presença do pastor era vital para a ovelha sobreviver...
O pastor passava o dia todo com ela e estabelecia profunda identidade com ela.
- O próprio Deus se compara a um Pastor, que guia, defende e alimenta o seu povo (Sl 80).
- Quase todos os Reis de Israel foram "Maus pastores", que conduziram o Povo por caminhos de morte e desgraça. Por isso, o Senhor promete:
"Eu mesmo apascentarei as minhas ovelhas". (Ez 34,15)

Na 1ª Leitura, São Pedro afirma que Jesus é o único Salvador, pois ele é o único Pastor, que nos conduz à verdadeira vida.
E os discípulos são convidados a testemunhar essa salvação, mesmo em condições adversas e hostis, animados pelo Espírito. (At 4,8-12)

Na 2ª Leitura João convida a contemplar o grande presente do amor de Deus: sermos chamados filhos de Deus. (1Jo 3,1-2)

No Evangelho, Jesus afirma: "Eu sou o BOM PASTOR". (Jo 10, 11-18)

Evangelho segundo S. João 10,11-18.

"Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas. O mercenário, e o que não é pastor, a quem não pertencem as ovelhas, vê vir o lobo e abandona as ovelhas e foge e o lobo arrebata-as e espanta-as, porque é mercenário e não lhe importam as ovelhas. Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas e as minhas ovelhas conhecem-me, assim como o Pai me conhece e Eu conheço o Pai; e ofereço a minha vida pelas ovelhas. Tenho ainda outras ovelhas que não são deste redil. Também estas Eu preciso de as trazer e hão-de ouvir a minha voz; e haverá um só rebanho e um só pastor. É por isto que meu Pai me tem amor: por Eu oferecer a minha vida, para a retomar depois. Ninguém ma tira, mas sou Eu que a ofereço livremente. Tenho poder de a oferecer e poder de a retomar. Tal é o encargo que recebi de meu Pai.»

Palavra da Salvação.

É uma Catequese sobre a missão de Jesus: conduzir o homem às pastagens verdejantes e às fontes cristalinas, de onde brota a vida em plenitude.

O BOM PASTOR é diferente dos outros:
- Porque está disposto a DAR A VIDA pelas ovelhas que ama.
O mercenário no perigo abandona as ovelhas e foge…
- Porque CONHECE suas ovelhas e é conhecido por elas…
Ele as chama pelo nome… e elas o seguem…
"Conhecer" é mais do que um ato intelectual…
É comunhão de vida, como há entre ele e o Pai…

+ Quem são as ovelhas desse rebanho ?
Ele não se contenta com um rebanho de privilegiados (só um povo).
Ele deseja todos, mesmo os que estão afastados ou separados:
"Tenho ainda outras ovelhas que não são desse rebanho,
é preciso que eu as conduza. E elas ouvirão a minha voz.
E haverá um só rebanho e um só pastor".

* Esse apelo de Cristo nos pede:
- um zelo apostólico para cativar outras ovelhas
que ainda não descobriram o amor apaixonado do Bom Pastor...
- um espírito de unidade: que vença as barreiras que nos separam...
Ele não quer uma Igreja dividida em rebanhos separados...
É um convite ao verdadeiro ecumenismo...

+ Quem é o nosso Pastor, que nos aponta caminhos e nos dá segurança?

- O Pastor por excelência é CRISTO.
- Pastores são também o Papa, os Bispos, os padres...
- São também as pessoas que prestam um serviço
na família, na sociedade, no ambiente de trabalho...
- São também pessoas que receberam de Deus e da Igreja a missão
de presidir e animar, em nossas comunidades cristãs, apesar das suas limitações.
Mas o "único Pastor", que devemos escutar e seguir sem condições, é Cristo.
Os outros pastores têm uma missão válida se receberam de Cristo.
E a sua atuação nunca pode ser diferente do jeito de atuar de Cristo.

+ Como Cristo exerce a Missão de Pastor?
Ele não atua por interesse pessoal como o mercenário, mas por amor:
Ele aponta caminhos, defende as suas ovelhas no momento de perigo,
mantém uma relação pessoal com cada uma,
conhece os seus sofrimentos, sonhos e esperanças.

* E nós que tipo de pastores somos?
- Bons Pastores, voltados para as necessidades dos que recebem nossos serviços?
- Ou Mercenários, preocupados em levar alguma vantagem, prestígio ou poder?

+ Como reconhecer o "Bom Pastor"?
Para distinguir a "voz" do "Bom Pastor"
é preciso um permanente diálogo íntimo com Cristo,
um confronto permanente com a sua Palavra
e a participação ativa nos sacramentos,
onde ele nos comunica essa vida, que o Pastor nos oferece.

* Nascem duas importantes conclusões:
- A Comunhão de Cristo com o seu rebanho e em Cristo com o Pai;
- A Comunhão entre os seus discípulos.

+ Nesse domingo, celebramos o Dia Mundial de Oração pelas Vocações.
- O próprio Jesus pediu: "Rogai ao dono da messe para que mande operários…"
- Com o tema: "A confiança na iniciativa de Deus e a resposta humana",
o PAPA nos lembra em sua mensagem o dever de manter viva
uma oração incessante nas famílias e nas comunidades...
Acolhamos o apelo do Papa e façamos já dessa celebração
um momento forte de oração pelas vocações

Acolhamos o apelo do Papa e façamos já dessa celebração
um momento forte de oração pelas vocações…

Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa - 03.05.2009

Sem comentários: