sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

CONGRESSO MUNDIAL SOBRE A MULHER



Congresso mundial sobre mulher no Vaticano


Vinte anos depois da carta apostólica «Mulieris dignitatem»

Por Miriam Díez i Bosch

CIDADE DO VATICANO, quinta-feira, 31 de Janeiro de 2008 (ZENIT.org).- Já foi publicado o programa do congresso que a Santa Sé organiza sobre a mulher, dedicado a comemorar os 20 anos da carta apostólica «Mulieris dignitatem» de João Paulo II.
O congresso, titulado «Mulher e homem, a totalidade do humanum», acontecerá em Roma, de 7 a 9 de Fevereiro.

Objectivo
O congresso, afirma à Zenit Rocío Figueroa, responsável do sector Mulher do Conselho Pontifício para os Leigos (www.laici.org), quer «realizar uma autêntica promoção da mulher» e se realizará «compreendendo o feminino a partir de uma antropologia que recupere o valor da pessoa e destaque a relação entre feminino e masculino».

Alguns Temas
- Abertura com o cardeal Antonio Cañizares, arcebispo de Toledo e primaz da Espanha, que faz um balanço dos vinte anos transcorridos desde a «Mulieris dignitatem».
- Hanna Bárbara Gerl-Falkovitz, catedrática de Filosofia das Religiões e de Ciência da Religião Comparada na Universidade Técnica de Dresde, reflectirá sobre o nexo e a continuidade entre a atitude de Cristo com as mulheres e a da comunidade cristã primitiva.
- «Hoje somos testemunhas de como a historiografia está realizando uma revisão metodológica de seu objecto e seu método, com o fim de captar uma visão mais universal e unitária do peregrinar humano», explica Figueroa.
O Congresso, através de um painel que se dedicará ao cristianismo e à promoção da mulher, buscará analisar tanto «a contribuição que mulheres concretas deram à Igreja e ao mundo» como «a contribuição do cristianismo na promoção da mulher», acrescenta esta leiga do Pontifício Conselho para os Leigos.
- Antonia Bel Bravo, Angela Ales Bello e Jack Scarisbrick, mostrarão como a história da Igreja, com seu conjunto de mártires, santas, doutoras, educadoras, fundadoras, ajuda a compreender o verdadeiro sentido teológico da história humana.
- O painel contará também com a presença de Grazia Loparco, e Carlota Rava.
- A contribuição teológica e antropológica que João Paulo II ofereceu na «Mulieris dignitatem» se desenvolverá em duas conferências. A primeira, dedicada aos relatos da criação e à relação entre pessoa, natureza e culturas. A segunda palestra buscará aprofundar na relação entre homem e mulher, com o título «Mulher e homem: criados um para o outro».

(Adaptado de "Zenit")

Daremos outras notícias, oportunamente.

Sem comentários: