domingo, 17 de fevereiro de 2008

LITURGIA DO DIA



HOJE É O II DOMINGO DA QUARESMA
Leituras:
Gn 12, 1-4a; Sl 32, 4-5. 18-19.20 e 22
2Tim 1, 8b-10
Mt 17, 1-9
Admonição Ambiental

"Neste II Domingo da Quaresma, somos desafiados a revermos a nossa relação com o nosso Criador.

Será que essa relação nos dá prazer, tal como aos três discípulos quando no alto do monte Tabor, que se sentiam tão bem que até sugeriram que fizessem três tendas, para prolongar esse momento? Ou por outro lado reduzimos essa relação à assistência à oração comunitária semanal, a celebração eucarística, a missa, que quanto mais breve e curta melhor, e na maior parte das vezes, transferimo-la de Domingo, o dia do Senhor, antecipando-a para o Sábado, para termos o domingo livre para as muitas outras coisas mundanas e apelativas ...
Será que realmente escutamos a Palavra do Criador através de Cristo, e convenhamos, escutar não é ler, ou ... não temos assim tanto tempo para essa actividade? Preferimos ler, sem meditar. Escutamos muito provavelmente a nós próprios e somente o que nos mais interessa! Um monólogo!
E esta atitude não nos leva por um lado a conseguirmos entender o que o Senhor nos diz e por outro, toda a actividade da igreja torna-se enfadonha e estéril, razão mais provável pelo fraco apelo que ela faz aos homens e mulheres de hoje, tão preocupados com o material!
Torna-se óbvio que quando se dialoga verdadeiramente com o Senhor e abrimos o nosso coração à Sua mensagem, a dinâmica das nossas vidas altera-se. É como um “click” de descoberta, uma descoberta tão encantadora e forte que é necessário perpetuar, tal como com os três discípulos no momento da transfiguração, com Abraão quando aceita o desafio da mudança, com Paulo a caminho de Damasco, e ... connosco que ainda está para acontecer!!
Que este domingo seja o primeiro passo da nossa caminhada na direcção de escutarmos o Senhor, encontrarmos momentos de alegria e felicidade no diálogo com Ele, levando-nos a querer que esses momentos continuem sempre ao longo das nossa vidas, descobrindo a realidade e valor dessa relação com o Criador!"
(De um Amigo de Macau)
Evangelho segundo S. Mateus 17,1-9
"Seis dias depois, Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e seu irmão João, e levou-os, só a eles, a um alto monte. Transfigurou-se diante deles: o seu rosto resplandeceu como o Sol, e as suas vestes tornaram-se brancas como a luz. Nisto, apareceram Moisés e Elias a conversar com Ele. Tomando a palavra, Pedro disse a Jesus: «Senhor, é bom estarmos aqui; se quiseres, farei aqui três tendas: uma para ti, uma para Moisés e outra para Elias.» Ainda ele estava a falar, quando uma nuvem luminosa os cobriu com a sua sombra, e uma voz dizia da nuvem: «Este é o meu Filho muito amado, no qual pus todo o meu agrado. Escutai-o.» Ao ouvirem isto, os discípulos caíram com a face por terra, muito assustados. Aproximando-se deles, Jesus tocou-lhes, dizendo: «Levantai-vos e não tenhais medo.» Erguendo os olhos, os discípulos apenas viram Jesus e mais ninguém. Enquanto desciam do monte, Jesus ordenou-lhes: «Não conteis a ninguém o que acabastes de ver, até que o Filho do Homem ressuscite dos mortos
Da Bíblia Sagrada

Sem comentários: