Carnaval
(José Luis García - CAMINAYVEN.COM)
"Carnaval, é uma festa de origem pagã que se celebra nos dias anteriores à quarta feira de Cinzas, dia em que começa o Tempo da Quaresma.
Antigamente, muitos davam largas a brincadeiras carnavalescas, como compensação às práticas quaresmais que se avizinhavam.
O sentido do carnaval contemporâneo está alheio a qualquer circunstância religiosa.
Hoje em dia continua-se vivendo da mesma maneira após as festas de carnaval: comem carne nas sextas-feiras da Quaresma, divertem-se “normalmente” e estão afastados de qualquer prática piedosa.
Entendo que o mundo queira celebrar o carnaval, mas preocupa-me que os cristãos acabem por assumir esta festa pagã como uma coisa que merece ser celebrada de qualquer maneira (todos os dias do ano? )
Agora, celebrar o carnaval significa menosprezar a quaresma - tempo de preparação para a Pascoa, a maior festa da Igreja Católica…”
(Tentei traduzir)
...................
De facto, verifica-se também entre nós que não se respeitam os Tempos, o calendário litúrgico . Parece que se foge aos problemas com “festas”. Mal tínhamos entrado no Tempo do Advento, já se ensaiavam “danças e bailinhos” e uma semana após o Natal muitos grupos viajavam até à diáspora. E as exibições vão continuar, como é costume.
Como procediam os nossos Pais?
Será que todos eles estavam errados?
Como os nossos Pais sabiam gerir o seu e nosso Tempo!
Sem comentários:
Enviar um comentário