quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

JEJUM DE PALAVRAS E DE IMAGENS

Jejum de imagens ajuda a escutar Palavra

(Apresento um enxerto do tema supramencionado, redigido pelo Pe. Lombardi , porta-voz do Vaticano, que comenta a proposta do Papa para a Quaresma.)
CIDADE DO VATICANO, quarta-feira, 13 de Fevereiro de 2008 (ZENIT.org)

O Pe. Federico Lombardi, S.J., diretor da Sala de Informação da Santa Sé, comentou … esta proposta «particularmente actual e original» do bispo de Roma, apresentada no encontro que teve com sacerdotes de Roma em 7 de Fevereiro passado.

«Falando do anúncio do Evangelho em nosso contexto cultural, o Papa observou que vivemos em uma época na qual estamos inundados de palavras e imagens, tão numerosas e confusas que perdem seu valor e é difícil reconhecer nelas significados profundos», explica o Pe. Lombardi.

«Por este motivo, temos necessidade não só de um jejum corporal, mas talvez mais ainda de um ‘jejum’ de palavras e de imagens para voltar a encontrar o espaço do silêncio interior no qual podemos escutar a Palavra, a Palavra de Deus…”.

«Jesus é a verdadeira imagem de Deus – declara. Deve-se voltar a contemplar, com os olhos físicos e com os interiores, não só as imagens do Evangelho, mas toda forma de beleza que seja capaz de libertar o espírito.»

Em definitivo, conclui, trata-se de «voltar a educar nossa fé na escuta e na visão. Pois a fé é precisamente um escutar e um ver».

Sem comentários: