quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

VERDADEIRAMENTE CRISTO RESSUSCITOU


APARIÇÕES DE JESUS RESSUSCITADO
A Bíblia descreve-nos as aparições de Jesus Ressuscitado aos seus amigos mais chegados. Vou referir algumas.
Para mostrar mais uma vez que Deus não faz acepção de pessoas e para valorizar a dignificação da mulher – situação habitualmente desumana com que os judeus tratavam as mulheres – Jesus fez a Sua primeira aparição a uma mulher, como podemos ler em Jo 20, 11-29.

Seguidamente apareceu aos discípulos de Emaús, que saiam de Jerusalém desanimados e talvez desencantados com aquele Jesus que se deixara morrer… Lc 24, 13-33.

Também a Pedro, aquele que Jesus indicara para ser o primeiro no “comando”da Igreja e o mesmo que o negara por medo na hora do martírio Lc 24, 34.
À tarde desse mesmo dia, o primeiro da semana, estando fechadas as portas onde se achavam os discípulos, por medo dos judeus, Jesus veio e, pondo-se no meio deles, disse-lhes: A Paz esteja convosco…” Jo 20,19-23.

Tomé não estava presente e não acreditou na notícia dada pelos amigos. “Oito dias depois, achavam-se os discípulos, de novo, dentro de casa e Tomé com eles. …Jesus “disse depois a Tomé: Põe o teu dedo aqui e vê as minhas mãos!...e não sejas incrédulo, mas crê!...Porque viste, creste. Felizes os que não viram e creram.” Jo 20, 24-29.

No lago de Tiberíades - Mt 28, 16-20 - Jesus apareceu de novo aos discípulos, dando-lhes a missão de ir por todo omundo anunciar a Boa Nova:
Cristo venceu a morte! Verdadeiramente, Ressuscitou!

Sem comentários: