sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

QUARESMA - 3



Compromissos que a Igreja propõe aos católicos
nesta Quaresma
A Esmola
"Cristo fez-se pobre por vós", 2Cor 8,9

“A esmola é precisamente o tema da mensagem que o Papa escreveu por ocasião deste período litúrgico de preparação para a paixão, morte e ressurreição de Jesus, que neste ano começou a 6 de Fevereiro, na Quarta-Feira de Cinzas.

A Quaresma convida-nos a ‘treinar-nos’ espiritualmente, nomeadamente através da prática da esmola, para crescermos na caridade e, nos pobres, reconhecermos o próprio Cristo.
“A esmola faz parte, junto à oração e ao jejum, dos compromissos específicos que a Igreja propõe para acompanhar os fiéis no processo de «renovação interior» sugerido pela Quaresma.

Quão forte é a atracção das riquezas materiais e como deve ser clara a nossa decisão de não as idolatrar. A esmola ajuda-nos a vencer esta incessante tentação, educando-nos para ir ao encontro das necessidades do próximo e partilhar com os outros aquilo que, por bondade divina, possuímos. "

Alegria da esmola. Bento XVI sublinha também um aspecto particularmente profundo e significativo da esmola: a alegria.

Recorda as palavras da Escritura, ‘há mais alegria em dar que em receber’, e evoca a experiência de alegria que se experimenta no dom gratuito, feito por amor.

(Da Mensagem do Papa para a Quaresma 2008)

Sem comentários: