sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

SEXTA-FEIRA DA QUARESMA




É DIA DE “VIA SACRA”


Ao longo dos próximos dias vamos com Jesus percorrer a Via que o conduziu ao Calvário onde sofreu uma morte de Cruz que na época, só era aplicada aos maiores criminosos. Do Calvário, continuamos com Jesus até ao túmulo onde foi sepultado e finalmente terminaremos esta Via, cantando alegres a Ressurreição de Jesus.

Verdadeiramente Cristo Ressuscitou! “Para Deus, com efeito, nada é impossível.” (Lc 1,37)


VIA SACRA - 1


"Fazer a “Via-sacra” é meditar consciente e piedosamente nos factos históricos, terrivelmente reais, da vida de Cristo. A “Via-sacra” suscita em nós um afecto mais vivo a Jesus, nosso Salvador e faz-nos compreender o papel necessário e sagrado do sacrifício e esforço de toda a nossa vida, para expiar, para compreender, para avançar, para amar.


I ESTAÇÃO


Jesus é condenado à morte


. Nós te adoramos, Senhor e te bendizemos, porque pela Tua santa cruz, remistes o mundo.

- Jesus foi sentenciado injustamente, não por 1 tribunal, mas por todos. Condenado por aqueles que o tinham aclamado antes!
E cala-se, não abre a boca…

- E nós? Fugimos para não sermos censurados. Temos medo, reagimos imediatamente…

E eu, quem escolhi: Jesus ou Barrabás?

* Dá-me Senhor, vontade de imitar-te, unindo-me a Ti pelo silêncio sempre que alguém me faça sofrer. Ajuda-me!

. Senhor, eu pequei, tem piedade e misericórdia de mim.
. Pai Nosso…"

Sem comentários: