quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

QUARESMA


QUARTA-FEIRA DE CINZAS

"A Quaresma começa com a Quarta-feira de Cinzas e é um tempo de oração, penitencia e jejum. Quarenta dias que a Igreja marca para a conversão do coração.

Origem das "Cinzas"

Antigamente os judeus costumavam cobrir-se de cinza quando faziam algum sacrifício como sinal do seu desejo de conversão, da sua vida de pecado a uma vida com Deus.

Nos primeiros séculos da Igreja, as pessoas que queriam receber o Sacramento da Reconciliação na Quinta-feira Santa, punham cinzas na cabeça e se apresentavam perante a comunidade, vestidos com um "hábito penitencial", sinal da sua vontade em converter-se.

No ano 384 d.C., a Quaresma adquiriu um sentido penitencial para todos os cristãos e desde o século XI, a Igreja de Roma começou a pôr as cinzas ao iniciar os 40 dias de penitencia e conversão.

As cinzas obtém-se queimando as palmas usadas no Domingo de Ramos de ano anterior. Isto para nos recordar que, o que foi sinal de gloria rapidamente se reduz a nada.

Também, foi usado o período de "Quaresma" para preparar os que iam a receber o Baptismo na noite de Pascoa, imitando a Cristo com os seus 40 dias de jejum.


A imposição das cinzas

A imposição de cinza é um costume que nos recorda que algum dia vamos morrer e que nosso corpo se vai a converter em pó. Ensina-nos que todos os bens materiais que tenhamos aqui na terra, se acabam. Em contrapartida, todo o bem que tenhamos na nossa alma levamo-lo para a eternidade. Afinal da nossa vida, só levaremos aquilo que tivermos feito por amor a Deus e aos homens, nossos irmãos.

Quando o sacerdote nos põe a cinza na cabeça, devemos ter uma atitude de humildade por conhecermos a nossa realidade e de certeza por querermos reiniciar a nossa amizade com Deus.


As palavras que se usam para a imposição de cinzas, são:

· “Concede-nos, Senhor, o perdão e faz-nos passar do pecado à graça e da morte à vida”
· “Recorda que és pó e em pó te converterás"
· “Arrepende-te e crê no Evangelho”.

A cinza impõe-se a aos meninos e aos adultos.

In: Catholic.net
(Tentei traduzir)

Sem comentários: