quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Oitavo dia da Novena de Natal - Herodes procura matar o menino



Do Egito chamarei meu filho


Oração

( para todos os dias):


Ó Jesus vivendo em Maria

vinde viver em vosso servo ,

com o espírito de vossa santidade

com a plenitude de vossas forças

na retidão de vossos caminhos

na verdade de vossas virtudes

na comunhão de vossos mistérios

para dominar as forças adversas

com o vosso Espírito, para a glória do Pai.

Amém.



Texto Bíblico para meditação:

São Mateus 2, 13-23


"Tendo eles partido (os magos), eis que um anjo do Senhor apareceu em sonhos a José e lhe disse: Levanta-te, toma o menino e sua mãe e foge para o Egito e fica lá até que eu te avise; porque Herodes vai procurar o menino para o matar. E ele levantando-se, tomou de noite o menino e sua mãe e retirou-se para o Egito. E lá esteve até a morte de Herodes, cumprindo-se deste modo o que tinha sido dito pelo Senhor por meio do profeta, que disse: Do Egito chamarei meu filho. Então Herodes, vendo que tinha sido enganado pelos magos, irou-se em extremo e mandou matar todos os meninos que havia em Belém e em todos os seus arredores, da idade de dois anos para baixo, segundo a data que tinha averiguado dos magos. Então se cumpriu o que estava predito pelo profeta Jeremias, que diz: Uma voz se ouviu em Ramá, grandes prantos e lamentações: Raquel chorando os seus filhos, sem admitir consolações, porque já não existem.

Morto Herodes, eis que o anjo do Senhor apareceu em sonhos a José no Egito, dizendo: Levanta-te, toma o menino e sua mãe e vai para a terra de Israel, porque morreram os que procuravam a vida do menino. E ele, levantando-se, tomou o menino e sua mãe e foi para a terra de Israel. Mas ouvindo dizer que Arquelau reinava na Judéia em lugar de seu pai Herodes, temeu ir para lá; e avisado em sonhos, retirou-se para a Galiléia. E indo para lá, habitou na cidade que se chama Nazaré, cumprindo-se deste modo o que tinha sido predito pelos profetas: Será chamado Nazareno".



Rezar o Magnifica



Minha alma engrandece ao Senhor

E meu espírito exulta em Deus meu salvador.

Porque pôs os olhos na sua escrava,

eis que todas as gerações me chamarão bem-aventurada.

Grandes maravilhas fez em mim o Onipotente, cujo nome é santo.

Cuja misericórdia se estende de geração em geração, sobre todos os que O temem.

Manifestou a força do seu braço, dissipou aqueles que se orgulhavam nos seus pensamentos

Depôs do trono os poderosos e elevou os humildes

Encheu de bens aos famintos, deixou aos ricos vazios.

Protegeu Israel seu servo, lembrado de sua misericórdia.

Assim como prometera a nossos pais, a Abraão e a todos os seus descendentes.

Glória ao Pai ao Filho e ao Espírito Santo

Assim como era no princípio agora e sempre por todos os séculos dos séculos. Amém.


Oremos

(para todos os dias)



Deus de bondade e infinita caridade, que tanto amastes os homens, que lhes destes, em vosso Filho, a maior prenda do vosso amor para que, feito homem nas entranhas de uma Virgem, nascesse em um presépio para nossa salvação e remédio; eu, pobre mortal, vos dou infinitas graças por tão soberano benefício.Em troca dele, vos ofereço a pobreza, a humildade e as demais virtudes do vosso Filho humanado, suplicando-vos por seus divinos méritos, pelo desconforto em que nasceu e pelas ternas lágrimas que derramou no presépio, disponhais nossos corações com humildade profunda, com amor ardente, com tal desprezo de tudo que é terreno, para que Jesus recém nascido encontre neles sua morada eterna. Amém.



Pai Nosso, Ave Maria e Glória.

(cancaonova)


Sem comentários: