segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Sexto do dia da Novena de Natal - O recenseamento

Nasceu-vos na cidade de Davi um Salvador



Oração

( para todos os dias):


Ó Jesus vivendo em Maria

vinde viver em vosso servo ,

com o espírito de vossa santidade

com a plenitude de vossas forças

na retidão de vossos caminhos

na verdade de vossas virtudes

na comunhão de vossos mistérios

para dominar as forças adversas

com o vosso Espírito, para a glória do Pai.

Amém.



Texto Bíblico para meditação:

São Lucas II,1-20


E naqueles dias, saiu um édito de César Augusto, para que se fizesse o recenseamento de todo o mundo. Este primeiro recenseamento foi feito por Cirino, governador da Síria. E iam todos recensear-se, cada um à sua cidade. E José foi também da Galiléia, da cidade de Nazaré, à Judéia, à cidade de Davi, que se chamava Belém, porque era da casa da família de Davi, para se recensear juntamente com Maria, sua esposa, que estava grávida. E estando ali, aconteceu completarem-se os dias em que devia dar à luz. E deu à luz o seu filho primogênito e o enfaixou e reclinou numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na estalagem.

Ora, naquela mesma região, havia uns pastores que velavam e faziam de noite a guarda ao seu rebanho, E eis que apareceu junto deles um anjo do Senhor e a claridade de Deus os cercou, e tiveram grande temor. Porém o anjo disse-lhes: Não temais; porque eis que vos anuncio uma grande alegria, que terá todo o povo. Nasceu-vos na cidade de Davi um Salvador, que é o Cristo Senhor, E eis o sinal: encontrareis um menino envolto em panos, e deitado numa manjedoura. E subitamente apareceu com o anjo uma multidão da milícia celeste, louvando a Deus e dizendo: Glória a Deus no mais alto dos céus, e paz na terra aos homens de boa vontade. E depois que os anjos se retiraram deles para o céu, os pastores diziam entre si: vamos até Belém e vejamos o que lá sucedeu e o que é que o Senhor nos manifestou. E foram com grande pressa e encontraram Maria e José e o menino, deitado na manjedoura. E vendo isto, conheceram o que lhes tinha sido dito acerca deste menino. E todos os que ouviram, se admiravam das coisas que lhes diziam os pastores. Ora, Maria conservava todas estas coisas, meditando-as no seu coração. E os pastores voltaram glorificando e louvando a Deus por tudo o que tinham ouvido e visto, conforme lhes tinha sido dito.


Rezar o Magnifica

Minha alma engrandece ao Senhor

E meu espírito exulta em Deus meu salvador.

Porque pôs os olhos na sua escrava,

eis que todas as gerações me chamarão bem-aventurada.

Grandes maravilhas fez em mim o Onipotente, cujo nome é santo.

Cuja misericórdia se estende de geração em geração, sobre todos os que O temem.

Manifestou a força do seu braço, dissipou aqueles que se orgulhavam nos seus pensamentos

Depôs do trono os poderosos e elevou os humildes

Encheu de bens aos famintos, deixou aos ricos vazios.

Protegeu Israel seu servo, lembrado de sua misericórdia.

Assim como prometera a nossos pais, a Abraão e a todos os seus descendentes.

Glória ao Pai ao Filho e ao Espírito Santo

Assim como era no princípio agora e sempre por todos os séculos dos séculos. Amém.


Oremos

(para todos os dias)

Deus de bondade e infinita caridade, que tanto amastes os homens, que lhes destes, em vosso Filho, a maior prenda do vosso amor para que, feito homem nas entranhas de uma Virgem, nascesse em um presépio para nossa salvação e remédio; eu, pobre mortal, vos dou infinitas graças por tão soberano benefício.Em troca dele, vos ofereço a pobreza, a humildade e as demais virtudes do vosso Filho humanado, suplicando-vos por seus divinos méritos, pelo desconforto em que nasceu e pelas ternas lágrimas que derramou no presépio, disponhais nossos corações com humildade profunda, com amor ardente, com tal desprezo de tudo que é terreno, para que Jesus recém nascido encontre neles sua morada eterna. Amém.


Pai Nosso, Ave Maria e Glória.

(cancaonova)


Sem comentários: