quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Seminário Missionário Diocesano «Redemptoris Mater» do Porto




Caríssimos Diocesanos


No passado Sábado 20, num convívio do Caminho Neocatecumenal em Porto San Giorgio (Itália) foi criado, a meu pedido, o Seminário Missionário Diocesano “Redemptoris Mater” do Porto.
Estes Seminários, que agora chegam aos 72 nos cinco Continentes, formam para o presbiterado candidatos provenientes das comunidades do Caminho Neocatecumenal. Serão padres da Diocese em que se formam e ordenam; mas, provenientes de todo o mundo, também a todo o mundo se destinam, ainda que dediquem alguns anos ao serviço directo da Diocese em que ficam incardinados. Aliás, a sua partida e regresso far-se-ão sempre de acordo com o Bispo diocesano. Hoje passam do milhar os padres assim formados, com excelentes resultados pastorais.
A formação destes seminaristas seguirá o espírito e o método do Caminho Neocatecumanal, que tem obtido resultados muito relevantes de autêntica iniciação cristã, em tempos de indispensável Nova Evangelização.
O Seminário “Redemptoris Mater” do Porto junta-se assim aos de Nossa Senhora da Conceição (Sé) e do Bom Pastor (Ermesinde), elevando para três o número dos nossos Seminários Diocesanos.
Os seus alunos – este ano 8, provindos de cinco países – estudarão na Faculdade de Teologia e participarão com os seus colegas dos outros Seminários Diocesanos nas principais celebrações catedralícias. Espero que em Janeiro já possam estar todos entre nós, vivendo inicialmente em casas de famílias que seguem o Caminho Neocatecumenal.
Enquanto não for nomeada a Equipa Formadora definitiva, o Seminário “Redemptoris Mater” do Porto, com o título de Santa Teresa do Menino Jesus, tão vinculada aos sacerdotes e à missão, será orientado pelo Bispo diocesano, a Equipa itinerante do Caminho Neocatecumenal e o Rev. Padre Domingos da Costa Monteiro de Oliveira, pároco de Lordelo do Ouro.
Demos graças a Deus por este grande dom concedido à Igreja do Porto. - Que seja também estímulo para a Nova Evangelização, a Missão 2010 e o incremento das vocações sacerdotais, religiosas, missionárias e outras de especial consagração!


Porto, 22 de Setembro de 2008
+ Manuel Clemente, Bispo do Porto



Sem comentários: