domingo, 20 de janeiro de 2008

DISCURSO DO SANTO PADRE



Discurso do Santo Padre, Bento XVI, preparado para a visita à Universidade “La Sapienza”.
Publicamos de seguida o texto da Alocução que o Santo Padre Bento XVI teria
pronunciado no decorrer da visita à Universidade “la Sapienza” de Roma, prevista para quinta-feira, 17 de Janeiro e cancelada na terça-feira anterior.


ALOCUÇÃO DO SANTO PADRE


Magnífico Reitor,
Autoridades políticas e civis.
Ilustres docentes e pessoal técnico administrativo,
Caros jovens estudantes!

É para mim, motivo de profunda alegria encontrar a comunidade da “Sapienza – Universidade
de Roma” por ocasião da inauguração do ano académico. Desde há séculos que esta universidade assinala o caminho e a vida da cidade de Roma, fazendo frutificar as melhores energias intelectuais em cada campo do saber. Quer no tempo em que, desde a sua fundação querida pelo Papa Bonifácio VIII, a instituição estava na directa dependência da Autoridade eclesiástica, quer sucessivamente quando o Studium Urbis se desenvolveu como instituição do Estado italiano, a vossa comunidade académica conservou um grande nível científico e cultural, que a coloca entre as mais prestigiosas universidades do mundo.
Desde sempre a Igreja de Roma olha com simpatia este centro universitário, reconhecendo o
empenho, tantas vezes árduo e fatigante, da investigação e da formação das novas gerações.
Não têm faltado nestes últimos anos momentos significativos de colaboração e de diálogo. Quero recordar, em particular, o Encontro mundial de Reitores por ocasião do Jubileu da Universidade, que viu a vossa comunidade assumir o encargo não só do acolhimento e da organização, mas sobretudo da profética e complexa proposta de elaboração de um “novo humanismo para o terceiro milénio”.
(Continua)

Sem comentários: