domingo, 27 de janeiro de 2008

LITURGIA DO DOMINGO


III DOMINGO DO TEMPO COMUM
Liturgia do Dia
- Is 8,23b-9,3
- Sl 26, 1.4.13-14
- 1Cor 1, 10-13.17
- Mt 4, 12-23
ADMONIÇÃO AMBIENTAL
"Ao celebrarmos hoje o nosso III domingo do tempo comum e ao escutarmos as leituras que nos são propostas, não podemos deixar de nos interrogarmos, e até com um sorriso nos lábios, o que realmente se passa com o Homo que supõe, ... ser Sapiens!
Com mais ou menos intimidade contactámos com pessoas que respondendo ao chamamento do Senhor, confiam totalmente nele e tornam-se “estranhos” pois deixam de funcionar como todos nós, preocupados que estamos com os nossos problemas da vida, especialmente a material!!!
Provavelmente eles viram a luz daquele que arrebata, tal como aconteceu a Paulo a caminho de Damasco, e simplesmente seguem aquela luz irradiante e de unidade! E já que falamos de unidade e tendo presente que já se passaram mais de dois mil anos, começando por aquilo que nos foi revelado em termos de opção espiritual, para a colocarmos em prática, defrontamo-nos com Católicos romanos, Maronitas, Grega, Malabares , Sirio-Caldeus, Ortodoxos, Protestantes, Calvinistas, Luteranos, Anglicanos, e porque não incluir os Ateus Graças a Deus ... e não nos esqueçamos que estamos dentro do tempo de oração para a unidade dos cristão, mas .... a verdade é que, quanto a unidade ...
Pulando para a nossa vida socio-económica o caos parece ser a palavra de ordem. Basta olhármos para o mundo que nos rodeia, egoíta, prepotente, economicista, em que o diálogo se transformou em monólogo dos que detêm o poder, em que o ódio e morte são os valores a cultivar, para não se precisar de mais comentários.
Estará então tudo perdido? Não! Para aqueles que habitam nas sombras da morte, nas trevas, - substituamos :o mundo actual!!! - uma luz se levantou! A luz de Cristo!
E para nós? ....."
(Transcrição)

Sem comentários: