quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Macau


Macau tem primeira licenciatura oficial em Teologia

LISBOA, quinta-feira, 10 de janeiro de 2008 (ZENIT.org).-
O Curso de Estudos do Cristianismo, primeira licenciatura oficial em Teologia no espaço chinês, arrancou no Instituto Inter-Universitário da Católica de Macau.

Segundo informa «Renascença», a licenciatura, estruturada pela Universidade Católica de Lisboa, conta com 70 alunos, todos de origem chinesa e pertencentes a congregações religiosas.
A China aprovou em apenas duas semanas esta licenciatura, que tem uma duração de cinco anos cumprindo todas as regras canônicas.

Em entrevista à «Renascença», o reitor do Instituto Inter-Universitário de Macau, Ruben Cabral, considera que este é um grande sinal de boa vontade do regime de Pequim para melhorar as relações com a Santa Sé.

O curso respeita as exigências canônicas e tem em conta também a realidade chinesa, explicou Dennis Rochford, diretor do novo curso de Teologia de Macau.

Para o Padre Peter Stilwell, diretor da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, esta é uma forma da Igreja Católica valorizar a sua presença na China, apesar das conhecidas e assumidas divergências entre Pequim e o Vaticano.

O sacerdote desloca-se este mês a Macau para fazer com as autoridades chinesas um ponto de situação em relação a esta licenciatura em Teologia para candidatos ao sacerdócio oriundos da China.
(In ZENIT)

Sem comentários: