segunda-feira, 23 de março de 2009

BENTO XVI DEIXA ANGOLA




Papa deixa palavra para os necessitados


Terminou a visita de Bento XVI a Angola. O Papa, que partiu do aeroporto de Luanda às 11h00 locais (10h00 em Lisboa) num avião da Alitalia de regresso a Roma, apelou àqueles que "ocupam cargos públicos" para se preocuparem com os mais necessitados, defendendo a solidariedade em nome da "partilha equitativa" da riqueza.

'Se me permitissem um apelo final seria para pedir que a justa realização das aspirações fundamentais das populações mais necessitadas constitua a preocupação principal de quantos ocupam cargos políticos públicos visto que a sua intenção, estou certo, é desempenhar a missão recebida não para si mesmo mas em vista do bem comum', disse Bento XVI, na cerimónia de despedida no aeroporto de Luanda, no final de uma visita de quatro dias a Angola.

Bento XVI agradeceu ao chefe de Estado angolano, José Eduardo dos Santos, 0 'tratamento fidalgo' com que foi recebido pelas autoridades e defendeu a solidariedade como um valor capaz de vencer a injustiça social.

Presidente da República agradece palavras de alento

Na sua mensagem de despedida a Bento XVI, o Presidente angolano José Eduardo dos Santos agradeceu as palavras "de apreço, de alento, de esperança e de encorajamento" vindas do Vaticano para os angolanos.

José Eduardo dos Santos afirmou, hoje em Luanda, o compromisso no prosseguimento da construção de uma sociedade assente "no respeito pelos direitos humanos, na democracia e na justiça social".

Na sua deslocação ao aeroporto internacional 4 de Fevereiro para se despedir do Papa, o chefe de Estado angolano, salientou que foi "emocionante" assistir a todas as manifestações "de fé, de devoção e de calor humano" transmitidas pelo povo angolano, conscientes de estarem a viver "um momento único privilegiado".

(Correio da Manhã)

Sem comentários: