sexta-feira, 13 de março de 2009

TEMPO DA QUARESMA: A VIA SACRA – 2





JESUS É CRUCIFICADO

Nós Vos adoramos e Vos bendizemos, ó Jesus, porque com a Vossa Santa Cruz remistes o Mundo.

Quando chegaram ao lugar chamado Calvário, crucificaram-n´O a Ele e aos malfeitores, um à direita e outro à esquerda. Jesus dizia: Pai perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem. Depois deitaram sortes para dividirem entre si as suas vestes.” (Lc 23, 33-34)

Meditação

É fácil de escrever: crucificaram-n´O, mas quanta dor, quanto suplício, quanta carnificina exigiu do Mestre a crucifixão. Despem-n´O, deitam-n´O sobre o madeiro, no chão, cravam pés e mãos, depois levantam a cruz e colocam-na ao alto...Assim fica, entre o céu e a terra, várias horas, feito pecado, feito maldito, na total ignomínia...
É ao ser crucificado, no auge da dor e do amor, que Jesus Se torna o Cordeiro imolado que tira o pecado do mundo. É na cruz, feito nada, despojado de tudo, que Ele Se torna salvação e graça. É o Homem das dores, experimentado nos sofrimentos, carregou as nossas dores e foi ferido pelos nossos pecados. Doravante, toda a nossa dor tem um sentido salvífico, unida a Ele; é um tesoiro que não podemos desperdiçar.
O grito de misericórdia na cruz: “Pai, perdoa-lhes”, é o testemunho mais eloquente do amor que perdoa, que implora o perdão para os seus inimigos. É a vitória sobre todos os ódios e rancores, vinganças e maldades.

Oração

Jesus Crucificado, no auge da dor, feito pecado e maldito, na total ignomínia, sê em nós fonte de vida, de graça e de perdão.

Jesus Crucificado, perdão e misericórdia.

Jesus Crucificado, Cordeiro imolado, vítima inocente oferecida em sacrifício, dá-nos o teu perdão, lava-nos no teu sangue, alcança-nos o dom da misericórdia.

Jesus Crucificado, perdão e misericórdia.

Jesus Crucificado, no teu grito de abandono, lembra-Te de todos os condenados, acolhe todos os moribundos, sê esperança e paz no coração dos homens.

Jesus Crucificado, perdão e misericórdia.


[Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória]


.................



JESUS PROMETE O SEU REINO AO BOM LADRÃO


Nós Vos adoramos e Vos bendizemos, ó Jesus,
porque com a Vossa Santa Cruz remistes o Mundo.


Um dos malfeitores que tinha sido crucificado insultava-O. Mas o outro, tomando a palavra, repreendeu-o: “Nem sequer temes a Deus?” E acrescentou: “Jesus, lembra-Te de mim quando estiveres no teu reino” Ele respondeu-lhe: “ Em verdade te digo: Hoje estarás Comigo no Paraíso” (Lc 23, 39-40.42-43).


Meditação


Mesmo na cruz, quase moribundo, Jesus é insultado. À sua volta há gritos, blasfémias, troça, insultos.. Se ao menos guardassem silêncio, respeitassem quem sofre... Mas o bom ladrão cruza com Ele o olhar, descobre n´Ele o Filho de Deus, pede um lugar no Reino. Começam a frutificar a paixão e a morte. O ladrão, pelo olhar da graça, torna-se seu defensor; vai ser seu companheiro na glória.
Na Casa do Pai há muitas moradas. O bom ladrão terá um lugar no Paraíso. È a semente da esperança, é o Reino a realizar-se, é o acolhimento de Jesus, Amigo de pecadores, é a palavra do conforto e da paz.
Quantos, no desespero, na angústia, no pecado, no abandono, na solidão, na tristeza precisam, hoje, de ouvir esta palavra.: “Estarás Comigo no paraíso”. Ela tem que ser dita pela vida dos cristãos, que semeiam a esperança, geram alegria, partilham a paz e a vida de Deus, são portadores do seu perdão.

Oração

Jesus, Amigo de pecadores, comendo com ladroes, publicanos e prostitutas, acolhe em teu Reino, todos os pecadores.

Jesus, lembra-Te de nós e tem piedade.

Jesus, Amigo fiel e compassivo, faz-nos testemunhas da esperança, da paz, da justiça da alegria do teu Reino, construtores dum mundo novo.

Jesus, lembra-Te de nós e tem piedade.


[Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória]

(Pe Dário Pedroso, S.J.)

Sem comentários: