domingo, 22 de março de 2009

HOJE É O DIA DO SENHOR




DOMINGO IV DA QUARESMA – ANO B


LITURGIA DA PALAVRA:


- 1ª Leitura: 2 Cr 36, 14-16.19-23
- Sl 136, 1-6

- 2ª Leitura: Ef 2, 4-10

- Ev: Jo 3, 14-21


Praticar a verdade. A Antífona de Entrada da missa de hoje soa assim: «Alegra-te (em latim: Laetare), Jerusalém / rejubilai, todos os seus amigos. Exultai de alegria, todos vós que participastes no seu luto» (Is 66, 10-11). Como se diz na Oração antes da 1ª Leitura, «queremos caminhar alegremente para as próximas solenidades pascais». Justificação para a alegria, júbilo e exultação é, em última análise, a mensagem do Evangelho de que «Deus amou tanto o mundo, que entregou o seu Filho unigénito, para que todo o homem que acredita n’Ele não pereça, mas tenha a vida eterna». Trata-se de um amor universal, isto é, para todos, não só para um povo, não só para os piedosos, mas também para os não amados, os sozinhos, os que não pensam em Deus e/ou rejeitam o seu amor. Deus ama cada ser humano, como se não houvesse mais nenhum a quem dedicar o seu amor.

É um amor corporizado, feito carne, na pessoa do Filho, Jesus Cristo, que é caminho, verdade e vida. Que é verdade a ser vivida, praticada, fé traduzida em actos. Praticar a verdade significa ser Ele a actuar por meio de nós. A verdade nos libertará (Jo 8, 32).

A escolha: bem ou mal, luz ou trevas. O nosso Deus não Se interessa apenas pelos aspectos religiosos da vida dos homens. É um Deus dos domingos e dos dias de semana, da presença na igreja e também na fábrica, nas “casas de Deus” e nos lugares de trabalho, das horas de aflição e dos momentos de alegria. Honramo-Lo, tanto com os cânticos litúrgicos, como com o porta-moedas aberto para as necessidades dos irmãos carenciados. É serviço religioso frequentar assiduamente a igreja, mas é-o igualmente o tempo dedicado aos irmãos, os carinhos e ajudas de todo o género prestados ao próximo. A este amor universal, responde-se e retribui-se com amor a todos e a cada um.

Deus não exclui ninguém do seu amor. Jesus Cristo veio manifestar-nos esse «amor até ao fim». E o fim passou pela cruz a anteceder a ressurreição. Com Jesus, aprendemos a pagar o preço do amor, o sacrifício e a dor. Veio como Luz para o meio das trevas. Estas quase que tragaram a luz. Mas a luz acabou e acaba sempre por vencer. Está a chegar a Páscoa vitoriosa. Precede-a a Paixão e a morte, em que Jesus nos ensina a sofrer e a morrer, para voltarmos e fazermos outros regressar à vida plena. Revestirmo-nos de Cristo consiste em fazer coisas à maneira de Cristo, agir movidos pelo seu espírito de amor. Como a Madre Teresa de Calcutá, queremos que o nosso trabalho seja «amor em acção», seja «algo de belo por e para Deus».

(Jesuítas)
.................

HOJE É DIA DE LAUSPERENE NA SÉ DE ANGRA. REZA CONNOSCO LOUVORES À SAGRADA EUCARISTIA!


Sem comentários: