sábado, 28 de março de 2009

PELO MUNDO




Bispo de Angra esteve em Visita Pastoral

à Ilha das Flores


O Bispo de Angra visitou pastoralmente a iha das Flores até ao dia 22 de Março. Celebração do Crisma, retiro de catequistas, encontro com todos os movimentos paroquiais de Ilha, bem como com professores, pescadores, sindicatos e políticos contam-se como as actividades mais relevantes ao longo destes dias, a par do contacto pessoal com os fiéis e clero que vivem naquela ilha açoriana.

A Ilha das Flores tem 11 centros de culto em 10 paróquias, e três sacerdotes a trabalhar «in solidum». Com uma população a rondar as 4000 pessoas e uma área de 142 Km quadrados, as Flores, que contam com dois concelhos e uma só Ouvidoria, foram descobertas em 1452 por Diogo de Teive, ficam situadas no extremo ociental da Europa, e pertencem ao grupo ocidental do arquipélado açoriano.Em tempos idos, o numero dos seus habitantes quase atingiu as 12 mil pessoas.


(Ag Ecclesia)


**********




Los obispos alientan todas las iniciativas de los católicos

contra el aborto

CAMINEO.INFO / ReL.- Madrid/ESPAÑA.- Practicamente todos los obispos españoles han instado a los fieles en estos días a participar en todas las iniciativas que fomenten la cultura de la vida. Mons. Reig Plá, responsable de la Subcomisión de Familia y Vida de la Conferencia Episcopal y Obispo electo de Alcalá de Henares, ha destacado la necesidad de "sensibilizar a la opinión pública y a nuestros gobernantes sobre el drama que supone la práctica del aborto".

(camineo.inf)


************



Vaticano divulga programa do Papa

na Terra Santa



Viagem decorre de 8 a 15 de Maio, com passagens pelas mesquitas de Amã e Omar, o memorial do Holocausto e o Muro das Lamentações

O Vaticano divulgou esta Quinta-feira o programa oficial da visita que Bento XVI irá realizar à Terra Santa, de 8 a 15 de Maio, num percurso que inclui a Jordânia, Israel e os Territórios Palestinianos. Esta será a 12ª viagem internacional do actual Papa, eleito em Abril de 2005.

O objectivo da visita foi definido pelo próprio Papa, no passado dia 8 de Março: “Irei em peregrinação à Terra Santa, para pedir ao Senhor, visitando os lugares santificados pela sua passagem terrena, o precioso dom da unidade e da paz para o Médio Oriente e para a humanidade inteira”.

Bento XVI irá tornar-se, assim, no terceiro Papa dos tempos modernos a visitar a Terra Santa, depois de Paulo VI (1964) e João Paulo II (2000).

A viagem inicia-se a 8 de Maio, com a chegada ao aeroporto de Amã, na Jordânia. Bento XVI irá visita o centro “Regina Pacis” e, mais tarde, o Palácio Real, onde se encontrará com os Reis do país.

No Sábado, 9 de Maio, o Papa vai ao Monte Nebo – do cima do qual, segundo a tradição, Moisés avistou a Terra Santa -, para visitar a antiga Basílica do Memorial de Moisés. Nesse mesmo dia, terá lugar a visita à Mesquita de Al-Hussein Bin-Talal, de Amã, ma qual Bento XVI se irá encontrar com chefes religiosos muçulmanos, o corpo diplomático e os reitores das universidades jordanas.

A 10 de Maio, Domingo, o Papa preside à Missa no Estádio Internacional de Amã. De tarde, o destino será o Rio Jordão, onde os Evangelhos relatam o Baptismo de Jesus.

Israel

A chegada a Telavive acontece na manhã de 11 de Maio. Nessa Segunda-feira, Bento XVI chega a Jerusalém, para encontrar-se com o presidente de Israel.

Mais tarde, num gesto muito aguardado, o Papa visitará o memorial de Yad Vashem, recordando as vítimas do Holocausto. O dia conclui-se com um encontro com organizações para o diálogo inter-religioso.

O dia seguinte começa na Cúpula da Rocha (Mesquita de Omar), na esplanada das Mesquitas. O Papa encontrar-se-á com o Grão-Mufti de Jerusalém.

Daqui, Bento XVI segue para o Muro das Lamentações, outro momento marcante da viagem, antes de se encontrar com os Grão-Rabinos de Jerusalém no centro “Hechal Shlomo”, tal como João Paulo II fizera em 2000.

A tarde é dedicada a encontros e celebrações com a comunidade católica da Terra Santa.

Belém e Nazaré

Na Quarta-feira, 13 de Maio, Bento XVI segue para Belém, onde visita a Gruta da Natividade (em privado), o hospital infantil da Cáritas e o campo de refugiados de Aida, concluindo o dia junto do presidente da Autoridade Nacional Palestiniana.

A 14 de Maio, o Papa desloca-se a Nazaré, onde se encontrará com o primeiro-ministro. Bento XVI reúne-se ainda com os chefes religiosos da Galileia e visita a Gruta da Anunciação.

Conclusão

A viagem termina no dia 15, Sexta-feira, com um encontro ecuménico, a visita ao Santo Sepulcro e à Igreja Patriarcal Arménia Apostólica de São Tiago. A partida de Telavive acontece pelas 13h30 locais (menos 2 em Lisboa).

(Ag Ecclesia)

*********

Una monja originaria de Alemania

dirigirá la orden de Madre Teresa en Índia




CAMINEO.INFO / UNIVISION.- Calcutá/INDIA.- Una monja de alcutá cia alemana fue elegida para dirigir la orden de las Misioneras de la Caridad, fundada en 1950 por la Madre Teresa de alcutá (este de alcu), alcutá el jueves la congregación.

La hermana Mary Prema fue elegida el martes para reemplazar a la alcu Nirmala Joshi, de 74 años, quien se alcut por razones de salud alc haber sucedido a la Madre Teresa cuando murió, el 5 de septiembre de 1997.

La elección ha tenido lugar durante el capítulo general de las Misioneras de la Caridad, que comenzó el pasado 1 de febrero en alcutá, según recoge la agencia UCANews.

(camineo.inf)

Sem comentários: