quinta-feira, 26 de março de 2009

CONTEMPLEMOS OS "MISTÉRIOS DA LUZ"




MEDITAÇÃO DOS MISTÉRIOS DA LUZ


1º Mistério: O Baptismo de Jesus no rio Jordão

Contemplemos Jesus no seu Baptismo, a santificar a água que purifica e salva, para nos dar o exemplo. É um momento de Luz em que Jesus é confirmado como o Filho de Deus.


“ Naquele tempo, veio Jesus da Galileia ao Jordão até João, a fim de ser baptizado por ele. Mas João tentava dissuadi-lo, dizendo: Eu é que tenho necessidade de ser baptizado por ti e tu é que vens a mim? Baptizado, Jesus subiu imediatamente da água e logo os céus se abriram e ele viu o Espírito de Deus descendo como uma pomba e vindo sobre ele. Ao esmo tempo, uma voz vinda dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo”. (Mt 3, 13-14.16-17)


2º Mistério: Contemplemos o primeiro sinal de Jesus nas Bodas de Caná

Este é o primeiro milagre de Jesus diante dos seus discípulos para que eles abram o coração à fé. É a Luz da Graça a inundar os corações adormecidos daqueles que viriam a ser as Testemunhas de Jesus. Jesus tem poder para fazer milagres. Jesus é o Filho de Deus!


“No terceiro dia, houve um casamento em Cana da Galileia e a mãe de Jesus estava lá. Jesus foi convidado para o casamento e os seus discípulos também. Ora, não havia mais vinho, pois o vinho do casamento tinha-se acabado. Então a mãe de Jesus disse-lhe: Eles não têm mais vinho. Respondeu-lhe Jesus: Minha hora ainda não chegou. Sua mãe disse aos serventes: Fazei tudo o que ele vos disser. Jesus disse aos serventes: Enchei as talhas de água...Tirai-a agora e levai ao mestre-sala. “ (Jo 2, 1-5. E a água transformou-se em vinho.


3º Mistério: Jesus chama-nos à conversão

Jesus, hoje, chama por nós e faz-nos um apelo à conversão, a voltarmo-nos para Deus. Nesta Quaresma o Senhor bate-nos à porta, para nos encher com a Sua Luz, porque Jesus é Luz e é Vida Eterna. Jesus é Misericórdia. Tem poder para perdoar os pecados. Jesus é o Messias, o Filho de Deus!


Depois que João foi preso, veio Jesus para a Galileia proclamando o Evangelho de Deus: Cumpriu-se o tempo e o Reino de Deus está próximo. Arrependei-vos e crede no Evangelho”. (Mc 1, 14-15)


4º Mistério: Contemplemos a Transfiguração de Jesus

Mais um testemunho do Pai, de que este Jesus é o Seu Ungido, a promessa anunciada pelos Profetas. Jesus é o farol que alumia o nosso caminho para o Pai, é Aquele que foi enviado “para proclamar um ano de graça do Senhor.” (Lc 4,19)


Seis dias depois, Jesus tomou Pedro, Tiago e seu irmão João, e levou-os para um lugar à parte, sobre uma alta montanha. E ali foi transfigurado diante deles. O seu rosto resplandecia como o sol e as suas vestes tornaram-se alvas como a luz... Ainda falava, quando uma nuvem luminosa os cobriu com a sua sombra e uma voz, que saía da nuvem, disse: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo, ouvi-o.” (Mt 17, 1-2. 5)


5º Mistério: Contemplemos a Instituição da Eucaristia

O Servo de Iavé profetizado por Isaías, fez-se Carne no seio de Maria e habitou entre nós. Fez prodígios. Deu-se na Eucaristia como Alimento perpétuo, deixou que o matassem por Amor ao Pai e a nós, para sermos salvos da morte do pecado e Ressuscitou para nos dar Vida Nova. “Esta é a LUZ que ilumina a terra inteira!"


“Com efeito, eu mesmo recebi do Senhor o que vos transmiti: na noite em que foi entregue, o Senhor Jesus tomou o pão e, depois de dar graças, partiu-o e disse: Isto é o meu corpo, que é para vós; fazei isto em memoria de mim. Do mesmo modo, após a ceia, também tomou o cálice, dizendo: Este cálice é a nova Aliança em meu sangue; todas as vezes que dele beberdes, fazei-o em memoria de mim. Todas as vezes, pois, que comeis desse pão e bebeis desse cálice, anunciais a morte do Senhor até que ele venha.” (1Cor 11, 23-26)


MARIA MÃE DA IGREJA E MINHA MÃE,

ROGAI POR NÓS, PECADORES!



Sem comentários: