sábado, 7 de março de 2009

LITURGIA DAS HORAS: LAUDES



INTRODUÇÃO


IMPORTÂNCIA DA LITURGIA DAS HORAS
OU OFÍCIO DIVINO NA VIDA DA IGREJA


“A oração pública e comunitária do povo de Deus é com razão considerada uma das principais funções da Igreja. Daí que, logo no princípio, os baptizados «eram assíduos ao ensino dos Apóstolos, à união fraterna, à fracção do pão e às orações» (Act 2, 42). Da oração unânime da comunidade cristã nos dão repetidos testemunhos os Actos dos Apóstolos.1 Que também os fiéis se costumavam entregar à oração individual em determinadas horas do dia, provam-no igualmente os documentos da primitiva Igreja. Depois foi-se introduzindo muito cedo, aqui e além, o costume de consagrar à oração comunitária alguns tempos especiais, por exemplo, a última hora do dia, ao entardecer, no momento em que se acendiam as luzes, e a primeira hora da manhã, quando, ao despontar o astro do dia, a noite chega ao seu termo. Com o decorrer dos tempos, foram-se ainda santificando pela oração comunitária outras horas, que os Padres viam insinuadas na leitura dos Actos dos Apóstolos. Assim, os Actos falam-nos dos discípulos reunidos [para a oração] à terceira hora;2 o Príncipe dos Apóstolos «sobe ao terraço da casa para orar, por volta da sexta hora» (10, 9); «Pedro ... e João sobem ao templo, para a oração da hora nona» (3, 1); «a meio da noite, Paulo e Silas, em oração, entoavam louvores a Deus» (16, 25).
Estas orações, feitas em comunidade, foram-se progressivamente organizando, até que vieram a constituir um ciclo horário bem definido. Esta Liturgia das Horas, ou Ofício Divino, embora enriquecida de leituras, é antes de mais oração de louvor e de súplica: oração da Igreja, com Cristo e a Cristo. “

***********


SÁBADO I

Sl Invitatório

V. Abri, Senhor. os meus lábios e a minha boca proclamará os vossos louvores.


Laudes
(Oração da manhã)

V. Deus, vinde em nosso auxílio Senhor, socorrei-nos e salvai-nos.

Ant. 1 Desde a aurora, Senhor,
imploro o vosso auxílio.

Salmo 118, 145-152 Elogio da lei divina

"Eis a escrava do Senhor: faça-se em mim segundo a vossa palavra" (Lc 1, 38).

De todo o coração Vos invoco: ouvi-me, Senhor, * quero observar os vossos decretos.
146 Por Vós eu clamo: salvai-me, * e cumprirei as vossas ordens.
147 Imploro o vosso auxílio antes da aurora * e espero na vossa palavra.
148 Meus olhos antecipam-se às vigílias da noite, * a meditar na vossa promessa.
149 Escutai a minha voz, Senhor, segundo a vossa bondade, * fazei-me viver segundo os vossos juízos.
150 Aproximam-se os meus iníquos perseguidores, * que estão longe da vossa lei.
151 Vós estais bem perto, Senhor, * e são firmes todos os vossos mandamentos.
152 De há muito eu sei que as vossas ordens * por Vós foram estabelecidas para sempre.

Ant. 1 Desde a aurora, Senhor, imploro o vosso auxílio.

Ant. 2 O Senhor é minha força e protecção: a Ele devo a minha liberdade.

Cântico Ex 15, 1-4a.8-13.17-18

Hino da vitória depois da passagem do Mar Vermelho. Os que venceram o Monstro cantavam o cântico de Moisés, o servo de Deus - (cf. Ap 15, 2.3).

1 Cantarei ao Senhor, que fez brilhar a sua glória: * precipitou no mar o cavalo e o cavaleiro.
2 O Senhor é a minha força e a minha protecção: * a Ele devo a minha liberdade.
Ele é o meu Deus: eu O exalto; * Ele é o Deus de meu pai: eu O glorifico.
3 O Senhor é um guerreiro: Omnipotente é o seu nome. *
4 Precipitou no mar os carros do Faraó e o seu exército.

8 Ao sopro da vossa ira amontoaram-se as águas † e as ondas formaram uma barreira, *
rasgaram-se os abismos no meio do mar.
9 O inimigo dissera: «Hei-de persegui-los, † hei-de alcançá-los e repartir os seus despojos, * saciarei a minha alma destruindo-os à espada».
10 Mandastes o vento, e o mar engoliu-os, * mergulharam como chumbo nas águas tumultuosas.
11 Quem como Vós, Senhor, entre os fortes, * quem como Vós, grande na santidade, †
terrível e glorioso, autor de tantas maravilhas?
12 Estendestes a vossa mão e logo os devorou a terra, *
13 mas conduzistes com amor o povo que libertastes † e com vosso poder o levastes à vossa morada santa.
17 Vós o levareis e plantareis na vossa montanha, * na morada segura que fizestes, Senhor, † no santuário que vossas mãos construíram.
18 O Senhor reinará pelos séculos dos séculos.

Ant. 2 O Senhor é minha força e protecção: a Ele devo a minha liberdade.

Ant. 3 Povos da terra, louvai o Senhor.

Salmo 116 (117) Louvor a Deus

Digo-vos... que os gentios dão glória a Deus pela sua misericórdia (Rom 15, 8.9).

1 Louvai o Senhor, todas as nações, * aclamai-O, todos os povos.
2 É firme a sua misericórdia para connosco, * a fidelidade do Senhor permanece para sempre.

Ant. 3 Povos da terra, louvai o Senhor.


Leitura breve Is 1, 16-18

"Lavai-vos, purificai-vos, afastai dos meus olhos a malícia das vossas acções. Deixai de praticar o mal e aprendei a fazer o bem: respeitai o direito, protegei o oprimido, fazei justiça ao órfão, defendei a causa da viúva. Vinde, então, para dis- cutirmos as nossas razões, diz o Senhor. Ainda que os vossos pecados sejam como o escarlate, tornar-se-ão brancos como a neve; se forem vermelhos como a púrpura, ficarão brancos como a lã. "

Responsório breve

V. O Senhor me livrará do laço do caçador.
R. O Senhor me livrará do laço do caçador.
V. A sua fidelidade é escudo e couraça. R.
V. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. R.

Cântico evangélico (Benedictus)

Ant: Orai por aqueles que vos perseguem e caluniam, para serdes filhos do vosso Pai que está nos Céus.

Preces

Glorifiquemos a Cristo, nosso Senhor, que para fazer de nós uma nova criatura, instituiu o banho do renascimento baptismal e nos preparou a mesa da sua Palavra e do seu Corpo. Oremos dizendo:
Renovai-nos, Senhor, com a vossa graça.

*Jesus, manso e humilde de coração, infundi em nós sentimentos de misericórdia, benignidade e humildade,
- e dai-nos um espírito compreensivo e paciente para com todos.

*Ensinai-nos a ajudar os necessitados e a consolar os tristes,
— para Vos imitarmos a Vós, Bom Samaritano da humanidade.

*A bem-aventurada Virgem Maria, vossa Mãe, interceda por todas as virgens que a Vós se consagraram,
— para que se dediquem cada vez melhor ao vosso serviço, para bem da santa Igreja.

*Concedei-nos a abundância da vossa misericórdia
— e fazei-nos sentir o perdão das nossas culpas e do castigo que merecemos.

Pai nosso ...
Oração

Convertei a Vós, Pai eterno, os nossos corações, para que, buscando o único bem necessário e praticando as obras de caridade, nos consagremos inteiramente ao louvor da vossa glória.

Por Nosso Senhor Jesus Cristo.


(Ag Ecclesia)

1 comentário:

Unknown disse...

É uma boa ideia ter colocado a Oraçao de "Laudes".