quarta-feira, 25 de março de 2009

ANUNCIAÇÃO DO SENHOR




HOJE A IGREJA CELEBRA A ANUNCIAÇÃO


INTRODUÇÃO

"Disse então Maria: Eu sou a serva do Senhor! Faça-se em mim segundo a tua palavra." Lc 1,38
Hoje, 25 de Março, é a Festa da Anunciação, dia em que veneramos o começo da vida de Jesus Cristo. Verbo encarnado, no seio de Maria. Começa, exactamente aqui, um novo período da história. Deus está connosco!
O Anjo havia dito a Maria: "Terás um filho. Ele chamar-se-á Jesus, o libertador". Esta festa é, de fato, uma das mais antigas solenidades marianas da história da Igreja. Já foi celebrada no Oriente, na metade do século V. E temos notícia de que no século VII se fazia a procissão da Quaresma , neste dia, para a Igreja de Santa Maria Maior.
A meditação dos Santos quer levar-nos, a todos, ao Cristo Redentor, pelo "sim" dito de modo semelhante por Maria."

LITURGIA DA PALAVRA

- Is 7, 10-14
- Sl 39, 7-8a.8b-11
- Heb 10, 4-10

- Lc 1,26-38


Evangelho segundo S. Lucas 1,26-38.




"Ao sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia chamada Nazaré, a uma virgem desposada com um homem chamado José, da casa de David; e o nome da virgem era Maria. Ao entrar em casa dela, o anjo disse-lhe: «Salve, ó cheia de graça, o Senhor está contigo.» Ao ouvir estas palavras, ela perturbou-se e inquiria de si própria o que significava tal saudação. Disse-lhe o anjo: «Maria, não temas, pois achaste graça diante de Deus. Hás-de conceber no teu seio e dar à luz um filho, ao qual porás o nome de Jesus. Será grande e vai chamar-se Filho do Altíssimo. O Senhor Deus vai dar-lhe o trono de seu pai David, reinará eternamente sobre a casa de Jacob e o seu reinado não terá fim.» Maria disse ao anjo: «Como será isso, se eu não conheço homem?» O anjo respondeu-lhe: «O Espírito Santo virá sobre ti e a força do Altíssimo estenderá sobre ti a sua sombra. Por isso, aquele que vai nascer é Santo e será chamado Filho de Deus. Também a tua parente Isabel concebeu um filho na sua velhice e já está no sexto mês, ela, a quem chamavam estéril, porque nada é impossível a Deus.» Maria disse, então: «Eis a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra.» E o anjo retirou-se de junto dela. "



Da Bíblia Sagrada 





------------------

Comentário ao Evangelho do dia feito por : 

Santo Efrém (c. 306-373), diácono na Síria, Doutor da Igreja 
Homilias sobre a Mãe de Deus, 2, 93-145; CSCO 363 e 364, 52-53 (trad. Delhougne, Les Pères commentent, p. 481 rev.) 


«Porque me fez grandes coisas, o Omnipotente»
(Lc 1, 49)




Contemplai Maria, bem-amados, vede como Gabriel entrou em sua casa e como, à sua objecção, «Como será isso?», o servo do Espírito Santo deu a seguinte resposta: «Nada é impossível a Deus, para Ele tudo é simples.» Considerai como ela acreditou no que ouvira e disse: «Eis a serva do Senhor.» Desde logo o Senhor desceu, de uma forma que só Ele conhece; pôs-Se em movimento e veio como Lhe agradava; entrou nela sem que ela o sentisse e ela acolheu-O sem ter qualquer sofrimento. Ela trazia em si, como uma criança, Aquele de que o mundo está cheio. Ele desceu para ser o modelo que renovaria a imagem antiga de Adão.

É por essa razão que, quando te anunciam o nascimento de Deus, deves manter-te em silêncio. Que a palavra de Gabriel esteja presente no teu espírito, pois nada é impossível a esta gloriosa Majestade que desceu por nós e que nasceu da nossa humanidade. Nesse dia, Maria tornou-se para nós o céu que contém Deus, pois a Divindade sublime desceu e fez dela a Sua morada. Nela, Deus fez-se pequeno – mas sem enfraquecer a Sua natureza – para nos fazer crescer. Nela, Ele teceu-nos uma veste com a qual nos salvaria. Nela cumpriram-se todas as palavras dos profetas e dos justos. Dela se elevou a luz que expulsou as trevas do paganismo.

Numerosos são os títulos de Maria [...]: ela é o palácio no qual habitou o poderoso Rei dos reis, mas Ele não a deixou como viera, pois foi dela que Ele se fez carne e que nasceu. Ela é o novo céu no qual o Rei dos reis habitou; nela elevou-se Cristo e dela subiu para iluminar a criação, formada e talhada à Sua imagem. Ela é a cepa de vinha que deu uvas; ela gerou um fruto superior à natureza; e Ele, se bem que diferente dela pela Sua natureza, vestiu a sua cor quando nasceu dela. Ela é a fonte da qual brotaram as águas vivas para os sequiosos e aqueles que aí se dessedentam dão frutos a cem por um. 


"

(Ev Quotidiano)

Sem comentários: