sexta-feira, 27 de março de 2009

TEMPO DA QUARESMA: VIA SACRA - 4



JESUS É COLOCADO NO SEPULCRO

Nós Vos adoramos e Vos bendizemos, ó Jesus,
porque com a Vossa Santa Cruz remistes o Mundo.

“José de Arimateia, depois de comprar um lençol, desceu o corpo da cruz e envolveu-o nele. Em seguida, depositou-o num sepulcro cavado na rocha.” (Mc 15, 46)

Meditação

Há sempre um amigo que aparece no momento oportuno. Desta vez é José de Arimateia, que depois de ter pedido a Pilatos para tirar o corpo da cruz, lhe vai dar sepultura digna, num sepulcro novo, símbolo da dignidade de Jesus e da futura ressurreição.
Tudo parece terminado, a morte parece o maior fracasso, reina o silêncio, parece tudo ficar acabado e sem sentido. Mais um morto num túmulo. Mas vai nascer a esperança, a vida, pela força do amor. Quem morre de amor e por amor, não pode terminar assim.
Todas as mortes e todas as vidas têm, doravante um sentido novo, pelo poder da morte de Jesus de Nazaré. Este é acolhido pelo Pai, que Lhe vai dar o “prémio” de ter ido até ao fim no dom, no amor generoso e sem reservas, na humilhação que se transformará em vitória e em glória. Afinal, agora é que tudo começa... Onde está, ó morte, a tua vitória? Onde estão os inimigos que ficam derrotados? A morte por amor é vencedora. Vai surgir a vida nova.

Oração

Senhor Jesus, que experimentaste a morte, que morreste por amor, para dar a vida, ensina-nos a retribuir tanta amizade.

Dá-nos, Senhor, um coração novo

Senhor Jesus, vencedor da morte, que quereis que todos se salvem, sê a nossa força, sê semente de esperança e de amor novo.

Dá-nos, Senhor, um coração novo

Senhor Jesus, que tua Mãe, a Virgem desolada, no silêncio da dor, seja para todos nós, seus filhos, amparo, fortaleza, ajuda, fonte de amor.

Dá-nos, Senhor, um coração novo


[Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória]


(Pe Dário Pedroso, S.J.)

Sem comentários: