sexta-feira, 20 de março de 2009

Perseguição dos cristãos indianos ressoará na via sacra do Coliseu

As meditações serão preparadas pelo arcebispo de Guwahati


"CIDADE DO VATICANO, quinta-feira, 19 de março de 2009 (ZENIT.org).- O arcebispo de Guwahati, Dom Thomas Menamparampil, foi encarregado de preparar este ano as reflexões da via sacra que o Papa rezará na próxima Sexta-Feira Santa no Coliseu de Roma, segundo confirmaram fontes da Santa Sé.

Segundo a agência de imprensa indiana SARnews, Dom Menamparampil é conhecido por seu trabalho pacificador nos conflitos étnicos do nordeste da Índia nos últimos anos, assim como por sua defesa dos Dalit cristãos (também conhecidos como párias, que foram praticamente o objetivo da perseguição religiosa nos últimos meses em Orissa.

Em sua reflexão, o arcebispo de Guwahati teria escrito, segundo SARnews, sobre o sofrimento dos cristãos perseguidos na Índia, assim como sobre os oprimidos no Sudão e no Congo, «a quem são negados os direitos e a dignidade humana».

Pelo segundo ano consecutivo, o Papa se dirige à Ásia para preparar a via sacra, já que na Sexta-Feira Santa passada correspondeu ao cardeal Joseph Zen, bispo de Hong Kong, preparar a meditação. O purpurado é um conhecido lutador pela liberdade religiosa dos católicos da China continental.

Dom Menamparampil tem 72 anos e é arcebispo de Guwahati desde 1995. Entre outros cargos, é presidente da Comissão de Evangelização da Federação de Conferências Episcopais da Ásia (FABC). Em 1998 lhe foi concedido o Maschio Award (Bombaim) por seu trabalho a favor da reconciliação entre as diversas etnias na Índia oriental."

Sem comentários: