sexta-feira, 6 de março de 2009

TEMPO DA QUARESMA: A VIA SACRA – 1


(Pe Dário Pedroso, S.J.)

ORAÇÃO PARA INICIAR

Estamos aqui, Senhor Jesus, para Contigo
percorrer o “caminho do amor”,
a tua via sacra, de dor e sofrimento,
de caminho para a oferta total da tua vida.

Que este caminho de amor
nos leve a ter sempre presentes e a rezar
por todos os que, nos caminhos da vida,
sofrem a dor, a violência, a injustiça,
são presos, torturados e mortos.

JESUS É AJUDADO PELO CIRENEU A LEVAR A CRUZ


Nós Vos adoramos e Vos bendizemos, ó Jesus,
porque com a Vossa Santa Cruz remistes o Mundo.


Requisitaram, para Lhe levar a cruz, um homem que passava, vindo do campo, Simão de Cirene.” (Mc 15,21)


Meditação

Que bela missão, a de Simão de Cirene. Talvez não conhecesse o Condenado, talvez tivesse relutância em ajudá-Lo, mas foi o seu companheiro, apesar de estrangeiro. Levar a cruz dos outros, ajudar a que seja menos pesada, ser amparo para os que têm uma cruz difícil, é vocação de todos nós.
Toma parte na redenção, torna-se “redentor” com Cristo. É essa a nossa vocação. Levar a cruz de cada dia, com ânimo e audácia, é colaborar na obra do Reino. Não fugir à cruz, amá-la como algo de precioso, é perceber o Mistério da Redenção que hoje passa por nós.
Há hoje muitos homens e mulheres que têm uma cruz muito dura, muito pesada: doentes, presos, marginais, esfomeados, drogados, doentes de sida, e tantos outros que precisam de Cireneus. Há tanta cruz imposta pelo crime, injustiça, pela incompreensão, pelo desprezo dos outros, pela calúnia, pela marginalidade. São necessários Cireneus.


Oração

Senhor Jesus, sobre os teus ombros vai a nossa cruz, as cruzes de todos os homens, precisando de Cireneus generosos.

Dá-nos um coração de misericórdia.

Senhor Jesus, ferido pelos nossos pecados, dá-nos a graça de não fazer pesar a cruz de ninguém, ensina-nos a arte de sermos bons Cireneus.

Dá-nos um coração de misericórdia.


[Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória]

**************


JESUS ENCONTRA AS MULHERES DE JERUSALÉM


Nós Vos adoramos e Vos bendizemos, ó Jesus,
porque com a Vossa Santa Cruz remistes o Mundo.


Seguiam-n´O uma grande massa de povo e umas mulheres que se lamentavam e choravam por Ele. Jesus voltou-se para elas e disse-lhes: Filhas de Jerusalém, não choreis por Mim, chorai antes por vós mesmas e pelos vossos filhos. Porque se tratam assim a madeira verde, o que acontecerá à seca?” (Lc 23, 27-28.31)


Meditação

Há alguém, este grupo de mulheres, que parece ter consciência da injusta condenação de Jesus e quer fazer-Lhe companhia, chorar por Ele, lamentar-se. Corações bons e generosos, corações amigos e compadecidos. Precisamos deles, hoje, perante a dor de tantos”Cristos” que sofrem, perante tanto condenado injustamente, perante tanta gente que não tem consolo, amparo, carinho, amizade.
Mas aquelas mulheres não devem chorar por ele, mas antes chorar por elas mesmas e seus filhos. Se Jesus vai à morte é para ser fonte de vida, duma vida toda nova, pelo poder do amor com que Se dá e Se oferece pelos homens. Elas e seus filhos, sim. Nós, hoje, também. Ao jeito das lágrimas que Cristo chorou sobre Jerusalém...
Mas os ramos secos, sem a seiva da graça e da santidade, precisam de quem reze por eles para que floresçam e se tornem viçosos pela força do perdão, do arrependimento, da acção do Espírito. Jesus é ramo verde, pleno de graça e santidade...


Oração

Senhor Jesus, irmão e amigo, Tu que choraste sobre Jerusalém, chora sobre nós, chora connosco lágrimas de arrependimento e de conversão.

Senhor misericórdia, Cristo misericórdia.

Senhor Jesus, fonte de Vida, faz-nos florir em obras de graça, de justiça e de santidade.

Senhor misericórdia, Cristo misericórdia.


[Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória]


Sem comentários: