sexta-feira, 20 de março de 2009

TEMPO DA QUARESMA: A VIA SACRA – 3




JESUS NA CRUZ, A MÃE E O DISCÍPULO


Nós Vos adoramos e Vos bendizemos, ó Jesus,
porque com a Vossa Santa Cruz remistes o Mundo.


Ao ver sua Mãe e junto dela o discípulo que Ele amava, Jesus disse a sua Mãe: Mulher, eis aí o teu filho. Depois disse ao discípulo: Eis a tua Mãe. E, desde aquela hora, o discípulo recebeu-A em sua casa”. (Jo 19, 26-27).


Meditação

A presença de Maria junto à Cruz, vendo crucificar e morrer o fruto bendito do seu ventre, o seu Jesus, o Filho amado, é o momento de maternidade, pois torna-se Mãe de todos os homens e de todas as mulheres. Fomos gerados na dor e na compaixão, frutos da sua oferta. Ela é doravante nossa Mãe. Nós, como João, temos que A trazer para nossa casa, para a nossa vida, para o nosso coração.
De pé, junto à cruz, Maria oferece o Filho e oferece-Se com Ele. Torna-Se corredentora pela força do amor, Mãe duma humanidade nova, gerada pelo Espírito. Unidos a Ela, à sua missão, podemos ser “redentores” com Cristo, para que o mundo tenha vida e a tenha com abundância.
Lembrar todas as mães que renovam, hoje, o mistério da Senhora das Dores. Mães de filhos condenados, presos, injustiçados, moribundos, criminosos, drogados, perdidos na vida, perdidos de Deus nos caminhos do mundo.

Oração

Mãe de Misericórdia, Senhora da Dores, acolhe-nos em teu coração de Mar, faz-nos discípulos amados de teu Filho, Jesus, dá-nos o dom da vida nova que brota da cruz.

Mãe de Misericórdia, abençoa-nos.

Senhora, Mãe do Inocente e do Justo, acolhe em teu Coração de Mãe, todas as mães que partilham contigo a dor dos filhos perdidos e mortos.

Mãe de Misericórdia, abençoa-nos.


[Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória]

...........................



JESUS MORRE NA CRUZ


Nós Vos adoramos e Vos bendizemos, ó Jesus,
porque com a Vossa Santa Cruz remistes o Mundo.


E à hora noa Jesus exclamou em alta voz: Meu Deus, meu Deus, porque Me abandonaste?. Um correu a embeber uma esponja em vinagre e deu-Lhe. Mas soltando um grande brado, Jesus expirou”. (Mc 15, 34.36-37

Meditação

Antes de morrer, Jesus clamou: “Tenho sede”. Sede mística de amor, de amizade, de companhia, de homens e mulheres mais fieis, mais amigos; sede de todos os que andam em pecado, dos que morrem sem amor e sem a graça...Tem sede de cada um de nós.
O grito de abandono é a palavra que expressa o abismo da dor, do desamparo que Jesus sente e sofre, para estabelecer a unidade com o Pai de toda a humanidade. O abismo que existia, devido ao pecado, precisava de ser remido. Agora a humanidade já pode viver a comunhão, a redenção, a vida de Deus.
A morte, como prova máxima do amor, é a maior revelação do pai, do amor trinitário. Ao morrer por nós, Jesus revela que Deus não é outra coisa Senão amor. É diante d’Ele morto que experimentamos o amor louco e apaixonado d Deus por cada um de nós. Cada um de nós pode dizer: morreu por mim, por meu amor.

Oração

Senhor Jesus, que continuas a clamar: tenho sede, ensina-nos a amar-Te e fazer-Te amar, a retribuir o teu amor, a conquistar pessoas, que Te amem sem medida.

Queremos ser Vossos, Senhor.

Senhor Jesus, no teu grito de abandono, faz-nos perceber a loucura do teu amor, dá-nos a graça de assumir as nossas dores, os nossos estados de abandono, de desamparo.

Queremos ser Vossos, Senhor.

Senhor Jesus, morto por amor, abençoa todos os moribundos, ajuda a morrer em Ti e Contigo, todos os homens e mulheres.

Queremos ser Vossos, Senhor.


[Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória]



Sem comentários: