quarta-feira, 25 de março de 2009

LITURGIA DAS HORAS: HORA INTERMÉDIA



Hora Sexta
(A meio da tarde)

V. Abri Senhor, os meus lábios
R. e a minha boca anunciará o Vosso louvor.

Salmo invitatório.

Salmodia

Ant. 1 Por Vós clamo, Senhor, e espero na vossa palavra.

Salmo 118 (119), 145-152 Elogio da lei divina

Se alguém guardar a palavra de Cristo, nesse, o amor de Deus é perfeito” (1 Jo 2, 5). 145


De todo o coração Vos invoco: ouvi-me, Senhor, *
quero observar os vossos decretos.
146 Por Vós eu clamo: salvai-me, *
e cumprirei as vossas ordens.
147 Imploro o vosso auxílio antes da aurora *
e espero na vossa palavra.
148 Meus olhos antecipam-se às vigílias da noite, *
a meditar na vossa promessa.
149 Escutai a minha voz, Senhor, segundo a vossa bondade, *
fazei-me viver segundo os vossos juízos.
150 Aproximam-se os meus iníquos perseguidores, *
que estão longe da vossa lei.
151 Vós estais bem perto, Senhor, *
e são firmes todos os vossos mandamentos.
De há muito eu sei que as vossas ordens *
por Vós foram estabelecidas para sempre.

Ant. 1 Por Vós clamo, Senhor, e espero na vossa palavra.

Ant. 2 O Senhor sabe como são vãos os pensamentos do homem.

Salmo 93 (94) Apelo ao Deus justo

"Quem toma vingança de tudo isto é o Senhor: porque Deus não nos chama à impureza mas à santidade"
(1 Tess 4, 6-7).

I

1 Senhor, Deus de justiça, *
Deus de justiça, aparecei.
2 Levantai-Vos, julgai a terra, *
dai aos soberbos o que merecem.
3 Até quando, Senhor, *
até quando triunfarão os ímpios?
4 Até quando dirão insolências *
e se hão-de vangloriar os que praticam o mal?
5 Eles esmagam, Senhor, o vosso povo *
e oprimem a vossa herança.
6 Matam a viúva e o estrangeiro *
e tiram a vida aos órfãos.
7 E dizem: «O Senhor não vê, *
o Deus de Jacob não presta atenção».
8 Ó gente estulta, reflecti, *
e vós, insensatos, quando sereis prudentes?
9 Quem fez o ouvido não ouvirá? *
Não verá Aquele que fez os olhos?
Não poderá castigar quem educa as nações, *
quem ensina aos homens a ciência?
11 O Senhor conhece os pensamentos dos homens *
e sabe como são vãos.

Ant. 2 O Senhor sabe como são vãos os pensamentos do homem.

Ant. 3 O Senhor é a minha fortaleza e o meu refúgio.

II

12 Feliz do homem a quem Vós ensinais, Senhor, *
e instruís na vossa lei,
13 para lhe dar a paz nos dias maus, *
enquanto se abre a cova para os ímpios.
14 O Senhor não rejeita o seu povo, *
nem abandona a sua herança.
15 Mas há-de julgar com toda a justiça *
e hão-de segui-la todos os corações rectos.
16 Quem se levantará por mim contra os que fazem o mal? *
Quem estará a meu lado contra os que praticam a iniquidade?
17 Se o Senhor não viesse em meu auxílio, *
por pouco a minha alma habitaria no silêncio.
18 Quando digo: «Os meus pés vacilam», *
a vossa bondade, Senhor, me sustenta.
19 Quando se multiplicam as angústias do meu coração, *
as vossas consolações reconfortam a minha alma.
20 Podereis Vós ser aliado dum tribunal iníquo, *
que trama violências contra o direito?
21 Investem contra a vida do justo *
e condenam o sangue inocente.
22 Mas o Senhor tornou-Se a minha fortaleza, *
o meu Deus é um rochedo para meu abrigo.
23 Dá-lhes a paga das suas maldades, *
com a sua própria malícia os aniquila, †
24 o Senhor nosso Deus os extermina.

Ant. 3 O Senhor é a minha fortaleza e o meu refúgio.

Leitura breve: Zac 1, 3b-4b

Voltai para Mim, diz o Senhor dos Exércitos, e Eu voltarei para vós. Não sejais como vossos pais, a quem os primeiros Profetas clamavam: Convertei-vos dos vossos maus caminhos, das vossas más acções.

V. Desviai o vosso rosto das minhas culpas,
R. Purificai-me de todos os meus pecados.

Oração

Lembrai-Vos, Senhor, da vossa aliança, consagrada pelo Sangue de Cristo, para que o vosso povo alcance o perdão dos pecados e progrida continuamente nos frutos da redenção. Por Nosso Senhor.

Tem um bom dia!

Sem comentários: