Mistérios dolorosos
1º Mistério, contemplemos a “agonia de Jesus no horto”
Ao terminar a Ceia da Páscoa com os seus Apóstolos, Jesus afastou-se para rezar. Só alguns deles O acompanharam até ao horto, mas nem foram capazes de velar com Ele, pois depressa adormeceram. Jesus estava muito angustiado e sofria tanto, ao ponto de suar sangue.
Por que sofria Jesus? Por eles, por mim e por ti; por todos os que não deixam Deus entrar na sua história, renunciam ao Espírito Santo e assim se condenam.
Pai do Céu, em nome de Jesus vos peço: que eu nunca tenha vergonha de testemunhar o vosso Amor.
Pai-Nosso e 10 Ave-Maria
2º Mistério, contemplemos a flagelação de Jesus
Enquanto Jesus orava ao Pai, abeirara-se Dele um grupo de homens armados para O prenderem, levando-O até ao tribunal de Pilatos. Como um “Cordeiro levado ao matadouro, não abriu a boca”.
Os fariseus e os sacerdotes dos judeus tinham conseguido, injustamente, condenar Jesus à morte, eles, os que tinham todo o poder da terra...
Pai do Céu, em nome de Jesus vos peço: que me fecheis a boca para toda a murmuração e que saiba dizer “Pai perdoa-lhes porque não sabem o que fazem”.
Pai-Nosso e 10 Ave-Maria
3º Mistério, contemplemos a coroação de espinhos
Para que o espectáculo continuasse para gáudio dos presentes coroaram Jesus com uma cercadura de espinhos, enterrando-a bem na cabeça.
Neste momento, Jesus “não tinha beleza nem esplendor que pudesse atrair o nosso olhar, nem formosura capaz de nos deleitar. Era desprezado e abandonado pelos homens.”
E eu, onde estava? Onde estávamos? Decerto, não estávamos ali. Como Pedro, dissemos aos presentes que não O conhecíamos.
Pai do Céu, em nome de Jesus vos peço: perdão pela traição, pela vergonha e preconceito de me assumir como Tua.
Pai-Nosso e 10 Ave-Maria
4º Mistério, contemplemos Jesus com a Cruz aos ombros
a caminho do Calvário
a caminho do Calvário
Jesus ensanguentado, com fome e sede, enfraquecido e cheio de dores, está como um farrapo. Mesmo assim deram-lhe uma cruz para carregar pela Via Ápia, até ao monte Calvário.
Jesus, Filho de Deus, estava limpo de todo o pecado, mas “eram as nossas enfermidades (pecados) que Ele levava sobre si, as nossas dores que Ele carregava.”, por isso tanto sofrimento, por isso a Cruz tão pesada, porque somos muitos e pecadores!
Pai do Céu, em nome de Jesus vos peço: que rasgueis o meu coração para vos acolher e aceitar que sejas o meu Deus!
Pai-Nosso e 10 Ave-Maria
5º Mistério, contemplemos a crucifixão e morte de Jesus
“ Dentre os seus contemporâneos, quem se preocupou com o facto de ter Ele sido cortado da terra dos vivos, de ter sido ferido pela transgressão do seu povo?”
Mesmo assim, Jesus, do alto da Cruz, exclama: “Pai, perdoa-lhes porque não sabem o que fazem.”
É HOJE, Jesus é assim. É assim o Filho de Deus! É assim o nosso Deus!
Pai do Céu, em nome de Jesus vos peço: mais fé e paciência para saber esperar a “Hora de Deus” na minha vida.
Pai-Nosso e 10 Ave-Maria
Transcritos versículos de: Is 53, 2+ ; 53, 7; 53, 4; 53, 8. Lc 23, 34
1 comentário:
parabens pelo blog.
Excelente qualidade. Parabens
Enviar um comentário